O dono quer permanecer anónimo, mas quase todos os outros pormenores foram tornados públicos pela própria marca que fabricou o carro mais caro e exclusivo do mundo.
Quatro anos depois de ter sido encomendado por um multimilionário, um modelo único de Rolls-Royce ficou pronto. É o Sweptail.
O pedido ‘sui generis’ surgiu em 2013 e impunha inúmeras condições: construir um coupé de dois lugares baseado no Phantom VII, com uma grelha frontal clássica e uma lista de exigências enorme.
A marca aceitou esta colaboração entre “patrono” e “artesãos”, deixando claro que não ia sair barato. Mas o cliente disse que não havia qualquer tipo de restrição. Podiam levar o tempo que quisessem e podia custar o que eles quisessem… mas queria o carro perfeito, exactamente de acordo com o seu pedido.
Desde um teto panorâmico em V a um compartimento traseiro que inclui um mini-frigorífico, há muitos pormenores de luxo que tornam o Sweptail uma versão única.
O preço acordado entre cliente e Rolls-Royce é o que torna este modelo ainda mais especial: a fatura de 11,3 milhões de euros é a mais alta de sempre para um carro vendido por uma fabricante.
Apresentado no Concorso d’Eleganza di Villa d’Este, o carro já foi entretanto visto a circular nas ruas. Este video foi feito em Itália e pode ver-se por instantes alguém ao volante, presumivelmente o dono.
Também aqui se pode ver em pormenor o carro, na festa onde ele foi a grande estrela: