Se lá fora o pastel de nata já vai sendo famoso e associado à doçaria portuguesa, há outras delícias tugas que começam a despertar a atenção de gulosos à escala global.
Desta vez a rainha foi a mítica bola de berlim. Uma jornalista do diário britânico The Guardian foi até Viana do Castelo, mais precisamente à pastelaria-confeitaria Manuel Natário, localizada no centro da cidade.
Lá deliciou-se com as fantásticas bolas de berlim que até na praia fazem sucesso e aassistiu à fila de clientes que se forma para as comprar, impressionada com o sucesso comercial.
A pasteleira Fernanda Natário produz mil bolas de berlim por dia elas vendem-se – literalmente – como pãezinhos quentes”
Apesar do nome remeter para a capital alemã, este nosso bolo é diferente do que por lá se fabrica.
A bola de berlim tuga é um bolo tradicional semelhante à Berliner alemã. Ao contrário desta, normalmente recheada com doces vermelhos (morango, framboesa, etc.), é recheada com um doce amarelo chamado creme pasteleiro. O recheio é colocado através de um golpe lateral, sendo sempre visível.
As bolas de Berlim são fritas e polvilhadas com açúcar, antes de serem recheadas com o creme pasteleiro. As suas congéneres alemãs têm um diâmetro um pouco menor e são normalmente polvilhadas com açúcar mais fino.