A Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande está a lançar um alerta nas redes sociais: há vigaristas a aproveitarem-se da tragédia dos incêndiso para ficarem com donativos, quer em bens, quer em dinheiro, através de NIB falsos.
O alerta está publicado na página de Facebook da instituição, que apela a quem queira ajudar para entrar em contacto direto com os serviços da Misericórdia de Pedrógão.
Alertamos também para o facto de existirem pessoas fazendo-se passar por funcionários da instituição, aceitando bens, bens esses que não nos estão a chegar”, denuncia a Santa Casa, lembrando que os colaboradores têm de se apresentar “devidamente identificadas (com farda e/ou carrinha da instituição)”.
Para além da burla com os bens doados, mas que não chegam às vítimas da tragédia de Pedrógão Grande, a Misericórdia detetou também contas supostamente solidárias.
“Sabemos também que estão a circular alguns NIB falsos para donativos monetários com destino à Santa Casa. Caso queiram contribuir desta forma pedimos que entrem em contacto diretamente com os nossos serviços. Obrigada e um bem haja por toda a solidariedade para com Pedrógão Grande”
A Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande lembra que “continua a aceitar toda a ajuda possível”, quer em donativos (financeiro ou em géneros), quer em voluntariado. Por isso se quiseres ajudar certifica-te de que estás a entregar a ajuda às pessoas certas e não a alguns abutres oportunistas.
Entre os produtos que fazem falta à instituição destacam-se:
açúcar, massa, arroz, enlatados, refeições prontas, fruta, pão de forma, manteiga, queijo, compotas, leite, papa, cereais, iogurtes, batatas, cenoura e outros legumes, óleo, azeite, sal, vinagre, polpa de tomate, cebolas, alhos, bacalhau, carne congelada (hambúrguer, almôndegas, panados…), biberons, pentes e escovas do cabelo, papel higiénico, detergentes para máquina da roupa e de lavar à mão, produtos de limpeza para casa.