BALEIA AZUL: Novo caso em Portugal. Jovem internada no Porto

Parece que o jogo do suicídio continua a apelar a alguns jovens no nosso país, apesar de todos os alertas que têm sido feitos nos últimos dias.

Uma adolescente deu entrada nas urgências do Hospital de São João, no Porto, na noite passada, com ferimentos que, segundo fonte da PSP  estão aparentemente relacionados com o jogo do suicídio, conhecido como ‘Baleia Azul’.

Foi uma conhecida da adolescente que alertou a mãe para o facto de a jovem poder estar envolvida no jogo. A adolescente, nascida em 2002, apresentava cortes na mão, no braço e no peito.

A confirmar-se isto, parece que há um lado positivo de o jogo estar a ser tão falado. O jogo é composto por 50 níveis, e só no final é que é ordenado o suicídio. Se os familiares e amigos estiverem atentos aos sinais, podem conseguir evitar o pior a tempo.

São 50 desafios obrigatórios, que vão chegando diariamente através de um “mentor / curador”. Este dita as regras e propõe os desafios, enviando mensagens com instruções e, solicitando fotografias como prova de cumprimento dos mesmos.
Quem ganha? Quem chega ao fim, sendo que último desafio, é o de terminar com a própria vida. O jogo já foi associado a cerca de 130 casos de suicídio no mundo, e existem alguns relatos de quem nele participou.

De acordo com as informações que a PSP dispõe e tendo em conta o tipo de ferimentos, “tudo leva a crer que seja resultante dessa situação”, no entanto, só a jovem poderá confirmar se estaria ou não a jogar ‘Baleia Azul’.

A PSP indicou ainda que a adolescente ficou internada ontem após ter dado entrada no hospital pelas 22h30, presumindo-se que continue ainda hoje naquele hospital.

A confirmar-se, trata-se da terceira “jogadora” em Portugal.

O objetivo é cumprir ‘tarefas’ com a necessidade de se marcarem letras, símbolos e palavras no corpo, através de cortes. A última etapa do jogo é o suicídio.

A primeira vítima em Portugal foi uma jovem de 18 anos, que foi socorrida depois de se atirar para a linha do comboio, numa estação ferroviária de Albufeira, no Algarve.

Soube-se no mesmo dia que um adolescente em Sines tinha sido internado no Hospital de Setúbal por cortes num braço, relacionados com o dito jogo.

O rapaz que se juga ser o autor do jogo encontra-se internado numa instituição psiquiátrica e a aguardar julgamento.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.