O que temíamos aconteceu. Lembras-te de termos falado do jogo russo do suicídio? A Baleia Azul parece ter chegado a Portugal.
Uma rapariga de 18 anos foi encontrada com vários ferimentos junto à linha férrea do Algarve, em Albufeira, depois de seguir as regras do jogo “Baleia Azul” que incita jovens à automutilação e por fim ao suicídio.
Segundo dá conta o CM, a jovem terá saltado de um viaduto e o alerta foi dado depois de os seus gritos terem sido ouvidos numa casa nas proximidades. A rapariga foi resgatada pelos bombeiro com ferimentos na cara e vários cortes numa perna que formavam a palavra “sim”.
Este polémico jogo surgiu na Rússia e propõe cerca de 50 desafios obscuros para os jovens participantes, que incluem isolamento, auto-mutilação e, por último, incentivo ao suicídio.
Ver filmes de terror, subir a telhados, cortar os lábios ou furar a palma da mão são alguns dos passos exigidos – e as provas do cumprimento das tarefas (fotografias ou vídeos) devem ser enviadas ao “curador”.
Situações que convocam perigo e dão excitação podem ser apelativas para jovens sem projetos próprios, porque as coisas não correm bem a nível familiar, escolar ou relacional. Cortarem-se pode ser uma forma de alívio, porque passam da dor psicológica para a física” – Ana Vasconcelos, pedopsiquiatra, em declarações ao CM
A especialista adiantou que se os adolescentes jogarem este jogo “os pais devem ficar preocupados, porque pode haver uma problemática de sofrimento“.
As autoridades recomendam que os pais verifiquem a atividade dos filhos na Internet e dialoguem com os adolescentes sobre este jogo e outros perigos.
No Brasil e na Rússia, as autoridades já estão a investigar vários casos em que jovens terão posto fim à vida a mando dos administradores do jogo.
Em fevereiro, Yulia Konstantinova, de 15 anos, e Veronika Volkova, de 16, saltaram de um prédio em Ust-Ilimsk, na Rússia. As duas jovens russas são apenas dois exemplos de mais de uma centena de jovens que cederam às regras e concluíram este desafio.
Konstantinova deixou um recado na rede social Vkontakte antes de se suicidar, que dizia “Fim”, e partilhou a foto de uma baleia azul.