Os 90km que separam Fafe da UTAD podiam parecer muito quando o Leo Barros entrou na Universidade. Mal sabia que o programa Erasmus o ia levar para um destino BEM mais distante, a 3700km de casa: Bucareste, na Roménia.
Que esta é uma experiência marcante na vida de uma pessoa é algo de que poucos duvidam. Não é pelas aulas, nem pelo que lá vais aprender. Muitas vezes as aulas nem sequer são em inglês e não percebes a ponta de um corno do que está a ser falado.Mas também não tem mal. O que realmente importa na experiência de Erasmus é o que te faz crescer como pessoa: quem conheces, as novas experiências, o teres de te desenrascar num sítio novo onde estás muitas vezes sozinho e não conheces a língua nem o funcionamento de nada. É um grande choque, especialmente se fores para um sítio como a Roménia.
Os videos “pós-erasmus” são frequentes mas normalmente trazem apenas imagens de festa com uma música de fundo animada e pouco conteúdo. O Leo optou por outra via e foi por isso que decidimos partilhar o seu video.
Ele convidou alguns colegas a falar sobre a sua experiência de erasmus e são estes relatos na primeira pessoa que acompanham as imagens da experiência. Vale a pena ver.