Uma campanha lançada recentemente pelo El Corte Inglés gerou polémica junto dos defensores dos direitos dos animais, forçando até a empresa a recuar e recolher os cartazes.
O El Corte Inglés lançou uma campanha de financiamento para a compra de animais de estimação, em que é dada ao cliente a possibilidade de comprar um animal pagando o seu preço durante 12 meses sem juros, em compras acima de 200 euros.A campanha, contudo, não está a ser bem recebida pela população, especialmente por aqueles que se debatem pelos direitos dos animais e que contestam precisamente a venda de animais quando há tantos em canis em condição de serem adotados.
A associação IRA- Intervenção e Resgate Animal denuncia o caso, na sua página de Facebook, adjetivando-o de “vergonha”.
“Isto é promover o abandono dos animais e manter os que se encontram para adopção, nos canis municipais e associações”, escreve, repudiando a campanha que “estimula a aquisição dos animais por facilitismo sem qualquer responsabilidade para com o mesmo e contraria a legislação em vigor, onde os animais deixam de ser “coisas”.
À página de Facebook do El Corte Inglés chegaram também críticas de quem não quer acreditar que tenha sido criada uma campanha do género. “Estou em estado de choque”, lê-se num comentário. “Se isto é verdade, é vergonhoso”, lê-se noutro.
Em resposta às críticas, também através do Facebook, o El Corte Inglés diz “compreender a situação” e agradece a opinião.
“Assim, queremos reforçar que, no El Corte Inglés, tudo fazemos para garantir que os animais merecem sempre o melhor tratamento. De qualquer forma, no seguimento dos comentários que recebemos e que mereceram toda a nossa atenção, já estamos a tomar as devidas medidas. Neste momento, estamos a recolher este material de comunicação e a analisar a situação internamente”