Parece uma brincadeira, ou até mesmo mentira. Tanto assim é que os próprios CAÇADORES DE MITOS foram verificar se isto tinha fundamento! E foram surpreendidos.
Evitar ao máximo virar à esquerda. É este o “mantra” dos motoristas da transportadora americana UPS, que diariamente distribui cerca de 18,3 milhões de pacotes e documentos.Com esta política, os motoristas da UPS não utilizam o caminho mais curto para chegar a um determinado destino, nem evitam o facto de ficarem mais tempo presos no trânsito, mas ganham outras coisas que permitiu à empresa americana poupar milhões.
E porque é que fazem isto? Virar à esquerda (ou à direita nos países onde o volante é do lado direito) faz com que o condutor tenha de esperar que o semáforo ou os carros do sentido oposto deem uma oportunidade para cruzar. Além disso, torna também mais provável uma colisão entre veículos.
Desde 2004 que a transportadora aplica este critério, o que lhe permitiu economizar anualmente cerca de 38 milhões de litros de combustível, deixando também de emitir 20 mil toneladas de dióxido de carbono.
Além disso, permitiu aos condutores serem mais eficientes, já que, de acordo com os dados da empresa, entregam mais 350 mil pacotes do que anteriormente.
O software que escolhe as rotas dos motoristas, batizado de Orion, tem um algoritmo com mais de mil páginas que não determina o caminho mais curto mas sim o mais conveniente.
O Orion não traça necessariamente a rota perfeita para os nossos condutores, que fazem em média 120 paragens por dia. Em vez disso, escolhe entre triliões de potenciais rotas para dar um caminho mais eficiente. Sim, triliões.” – Myron Gray, líder de operações da UPS nos Estados Unidos
O famoso programa de televisão “Caçadores de Mitos”, do Discovery Channel, decidiu testar e acabou por comprovar que este sistema realmente funciona.
Para isso, foram colocados dois veículos com o mesmo número de entregas. Um virou à esquerda oito vezes e outras quatro à direita, enquanto que o outro só virou uma vez à esquerda e outras 23 à direita.
O “mantra” da UPS não foi o ideal em termos de tempo e distância, já que foi preciso percorrer quase 11 quilómetros em 61 minutos para completar as entregas. Enquanto isso, com mais viragens à esquerda, o outro camião percorreu apenas 8,3 quilómetros em 52 minutos.
Porém, quando falamos de economizar combustível, a situação inverteu-se. Virar à direita exigiu apenas 1,81 litros de gasolina, enquanto que à esquerda foram usados 3,08 litros.
Quando tens mais de 100 mil veículos nas ruas, como é o caso da UPS, isto faz uma diferença gigante no orçamento, tal como concluiram os Caçadores de Mitos.
Fonte: ZAP