Último Alfarrabista de Faro vai oferecer 500 MIL LIVROS

Uma fortuna em valor cultural há de certeza. Mas por vezes alguns livros antigos, se estiverem bem preservados, podem atingir valores muito elevados.

A antiga Livraria Simões, que era o último alfarrabista de Faro até fechar portas em 2015, vai reabrir a 4 de fevereiro, apenas para oferecer quase 500 mil livros.

De acordo com o jornal regional Barlavento, a Associação de Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão (APOS) irá abrir as portas do espaço no próximo sábado, entre as 10h e as 12h30, “para qualquer pessoa que queira lá escolher e levar os livros que quiser de forma totalmente gratuita“.

O único alfarrabista de Faro, Carlos Simões, de 72 anos, viu-se forçado a encerrar a sua livraria em julho de 2015, face a uma ordem de despejo. A livraria da rua do Alportel esteve mais de 20 anos disponível para os clientes que procurassem livros raros, fora de impressão ou fossem apenas curiosos.

Recomendamos que levem uma lanterna porque este espaço não tem atualmente eletricidade e existem locais com livros mas sem luz”, recomenda a APOS, numa publicação no Facebook.

É uma pena ver uma actividade tão nobre chegar a este ponto, e desaparecer assim, sem qualquer apoio ou preservação.

Ao menos que lá apareça alguém que saiba dar valor e consiga resgatar algumas obras, quem sabe valiosas. Apesar de serem mesmo para oferecer, bem podiam levar ao menos “uma lembrança” ao homem, como agradecimento pelos livros. Fica a sugestão!

FONTE: ZAP // Lusa


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.