Basta receberes esta mensagem para BLOQUEAR o teu iPhone

Este bug é tão bom que nem precisas de abrir a mensagem para ficares com o iPhone bloqueado. Se tens iPhone (ou iPad) podes agora ser trollado com muita facilidade.. enquanto a Apple não corrigir a falha.

Apesar de os sistemas de segurança cada vez mais avançados dos sistemas operativos dos computadores, smatphones ou tablets, a verdade é que são sempre encontradas falhas que permitem aos mais entendidos na matéria provocar estragos.

Por norma, para um dispositivo ser afetado é necessário abrir uma mensagem, um ficheiro ou clicar em algo. Mas este novo bug não necessita de qualquer interação para espalhar o pânico. Não tem consequências graves, mas pode ser um incómodo gigante.. especialmente se as mensagens forem recorrentes.

A informação é do Guardian, e parece que ao receber, num qualquer dispositivo da Apple, uma mensagem que contenha o emoji de um arco-íris, de uma bandeira branca, um zero e um caractere escondido ficas com o telemóvel totalmente paralisado.

O pior é que não precisas sequer de abrir a mensagem. A partir do momento em que a recebes, o teu iPad ou iPhone deixará automaticamente de funcionar.

O mesmo jornal confirmou que este bug só afeta os iOS a partir da versão 10.

O programador francês Vincent Desmurs, que garante ter sido ele a descobrir este bug, explica que isto acontece porque o iPhone tenta juntar a bandeira branca e o zero num só emoji.

Este problema não é transmitido apenas por mensagem escrita. Se os caracteres acima referidos estiverem na descrição de um contacto e esse contacto te for enviado via iMessage, o resultado final é o mesmo.

Há utilizadores que relatam que os iPhone voltaram a ser desbloqueados ao fim de algum tempo, outros dizem ter pedido a ajuda da Siri e outros garantem ter sido necessário fazer um reboot ao dispositivo.

O pior é que a mensagem vai continuar lá, e provavelmente quando a pessoa abrir a aplicação de mensagens tudo volta a bloquear novamente.

Agora é esperar que a Apple corrija rapidamente. Ou trocar para android.

 


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.