Costumas andar de Autocarro sem Bilhete? Toda a gente vai saber

untitled-1

A Carris vai testar a partir desta terça-feira um novo sistema, uma espécie de alarme, para identificar passageiros tentem andar de autocarro sem pagar bilhete.

Para tentar combater o problema da fraude nos transportes aceitou “o desafio proposto pela OUTMIND, uma empresa portuguesa” para experimentar um novo equipamento. É uma inovação que certamente vai agradar a mais empresas de transportes.

Chama-se TicketCheck e trata-se de um “sistema preventivo” que emite um alerta sonoro e visual ao passageiro que tente entrar sem pagar, um pouco como os alarmes existentes à saída das lojas, que apitam caso tentes sair sem pagar algo.

As falhas na validação dos títulos de transporte já são assinaladas pela luz vermelha e som de alerta, caso o passageiro não tenha saldo ou não esteja a usar um cartão válido, mas quando um passageiro se infiltra no autocarro sem pagar bilhete nem efetuar qualquer tentativa de validação pode não ser detetado.

Com este sistema, “todas as pessoas” que passem a zona de validação sem bilhete ou título de transporte validado são recebidas com uma luz vermelha vertical e uma voz que diz “agradecemos que valide o sue título de transporte”.

Para já o sistema vai estar em testes na carreira 711.

A escolha da carreira 711 esteve relacionada com o tipo de percurso que a mesma realiza, o tipo de clientes que recebe e ainda com a quantidade de veículos com que opera diariamente, fatores que em conjunto a elegeram como a mais adequada para este projeto piloto”

O 711 é o autocarro que liga a Damaia ao Terreiro do Paço e pela declaração da transportadora deve ser uma rota em que costumam ter muitos problemas com malta a tentar andar sem pagar bilhete.

Durante os primeiros dias as carreiras vão funcionar com agentes de sensibilização para apresentar e esclarecer os clientes sobre o funcionamento do equipamento.

“Face aos resultados que o sistema venha a demonstrar, se assim se justificar, será equacionada a possibilidade do seu alargamento a outros segmentos da nossa frota”.

Estamos curiosos para ver como o sistema se porta quando houver um grande afluxo de passageiros a tentar passar em simultaneo.

Será que consegue mesmo detectar quem entrou e não tentou validar o bilhete? Tem de estar mesmo bem afinado porque se começar a apitar com “falsos positivos” ninguém vai ligar ao alarme, tal como acontece quando o alarme de um carro começa a apitar na rua e poucos vão sequer à janela ver o que se passa.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.