42 USA: Milionário Inaugura Universidade SEM PROFESSORES nem Livros

untitled-1

Este é dos mais excitantes projetos educativos do Mundo! É o futuro da educação, e é completamente revolucionário, a todos os níveis, e promete fazer ao ensino superior tecnológico aquilo que a Uber está a fazer aos Taxis.

Aprender entre pares, num ambiente descontraído mas de elevada autoexigência para onde fluem os mais criativos cérebros do planeta sem que se feche a porta a ninguém, independentemente do persurso académico… parece um sonho!

Ainda para mais vendo a qualidade do espaço, onde todos têm um iMac e grandes condições para trabalhar. E nem sequer se paga propinas. É realmente algo surrealmente BOM.  Vê o video!

O milionário Xavier Niel acaba de inaugurar, na Califórnia, a Universidade 42 – uma universidade sem professores, onde não há livros e nada é pago. A ideia é receber, por ano, mil estudantes interessados em programação de computadores e no desenvolvimento de software.

O nome da nova universidade, “42” , é uma referência à resposta sobre “qual seria o sentido da vida” segundo o clássico de ficção científica The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, “À Boleia pela Galáxia”, de Douglas Adams.

O clássico foi criado nos anos 1970 como uma série de ficção científica cómica transmitida na BBC Radio 4 e que, posteriormente, foi transformada num livro, peça de teatro, série televisiva, longa-metragem, livro ilustrado e jogo de computador.

A primeira Universidade 42 foi fundada em 2013, em Paris, por Xavier Niel, um empresário e milionário do setor de tecnologia.

Muitos dos indivíduos que se formaram na universidade revolucionária trabalham hoje em grandes empresas como a International Business Machines (IBM), Amazon e Tesla – e alguns até criaram suas próprias empresas.

Facebook e Airbnb como modelos

O empresário Xavier Niel e os seus sócios querem revolucionar a educação tal como o Facebook fez com a comunicação na Internet e o Airbnb com a hotelaria convencional.

Para atingir essa meta, a Universidade 42 combina uma forma radical de ensino colaborativo com a aprendizagem através de projetos, dois métodos bastante populares mas que normalmente envolvem a supervisão de professores.

Os alunos da 42 poderão escolher projetos – como criar um site ou um jogo de computador – algo que fariam se estivessem a desenvolver softwares numa empresa.

Durante a realização dos projetos, os estudantes vão recorrer a fontes gratuitas disponíveis na Internet e vão ter a ajuda dos colegas.

Os jovens vão trabalhar lado a lado, numa sala com várias filas de computadores, e a avaliação será feita por um colega, escolhido aleatoriamente.

Tal como nos jogos de computador, os alunos vão poder avançar níveis, concluindo o curso ao atingir o nível 21, algo que demora entre três a cinco anos.

untitled-2

Fim da aprendizagem passiva

Os criadores da 42 afirmam que este novo método de aprendizagem é muito melhor que o sistema tradicional que, segundo eles, incentiva os alunos a serem apenas recetores passivos de conhecimento.

“A resposta que recebemos dos empregadores é que os jovens que formamos estão mais preparados para procurar informações por si mesmos, sem necessidade de perguntar ao supervisor o que devem fazer,” destaca Brittany Bir, diretora de operações da Universidade 42 na Califórnia.

Fonte: ZAP , BBC


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.