O que acontece quando SEGURAS UM PEIDO

untitled-2s

Certamente já te viste numa situação em que – por vergonha, respeito ou cortesia – contiveste no baixo ventre os gases que lutavam para sair em liberdade.

Mas qual é o real impacto que tem para a nossa saúde e o nosso organismo segurar um peido? Reza a lenda que quando seguras um peido os gases sobem, fermentam no cérebro e é assim que nascem as ideias de merda.

Gonzalo Guerra, médico gastrenterologista, não comprova essa teoria mas destaca na secção Buena Vida do jornal espanhol AS que “os gases têm de ser expulsos e atender à chamada da natureza”.


dor abdominal exame médico

De acordo com o médico da mesma especialidade Agustín Balboa “os gases formam-se nesta zona [no intestino grosso ou no cólon] pela interação de dois principais fatores: as bactérias que todos temos no cólon e os restos da digestão dos alimentos que ali chegam, onde se formam as fezes.”

Desataca que esta é “uma situação de incómodo intestinal que raramente se complica”. No entanto, em casos extremos em que a pessoa não consegue libertar esses gases de forma nenhuma, podem formar-se divertículos – apêndice oco sem saída – na parede interna do intestino.

Estas formações podem infetar provocando uma diverticulite, um problema doloroso que pode exigir cirurgia.

No geral, conter os gases durante algum tempo não representa um grande risco para a saúde dos intestinos. Mas e o que é que acontece aos gases? Dissolvem-se no nosso corpo?

Agustín Balboa responde: “Irão produzir-se processos lentos de reabsorção de alguns componentes do gás intestinal.” Mas até lá, deverás passar um mau bocado.

Por isso tenta evitar estas situações, peidando de fininho.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.