Se és um daqueles que procuram “atalhos”, esquece. Não existem soluções milagrosas nem caminhos fáceis, apenas esforço, suor e novamente esforço e suor. As dicas que te vamos dar NÃO SÃO para tornar nada mais fácil, antes pelo contrário.
Se tu, meu caro companheiro de ginásio e de barras, estás disposto a fazer o que é preciso para obter resultados, sabe que há coisas que podes fazer, “pequenos truques”, para que os resultados apareçam de forma mais consistente.
Quando chegas ao ginásio, tudo se trata de “chocar” o músculo: fazer o que ele não está habituado a fazer, acabar com a rotina. E, a partir daí, podemos estabelecer 3 dicas de treino fundamentais para a criação de Massa Muscular:
1. Varia o número de repetições: escolhe de maneira inteligente quando deves puxar o limite e, em vez das habituais 8-12 repetições, coloca a hipótese de ir às 20-30 repetições, mesmo que para isso tenhas de diminuir o peso a que estás habituado (o meu conselho é que tentes começar com apenas 80% do peso que habitualmente levantas).
2. Altera a ordem dos exercícios: não sigas sempre a mesma fórmula, treino após treino: bench press, incline bench press, peck deck, etc. Muda! No próximo treino, começa com o peck deck e vai por aí fora…
3. Não faças sempre os mesmos exercícios: existe uma variedade de exercícios para treinar o mesmo músculo. Para quê limitar-se sempre aos mesmos?
Estas três dicas têm como base a ideia de que é preciso “chocar” o músculo, surpreendê-lo: engana o músculo! Isto porque, depois de algum tempo, o músculo acaba por se habituar às mesmas séries, os mesmos exercícios e à mesma ordem dos mesmos.
O esforço vai perdendo o efeito treino após treino porque os teus músculos acabam por saber que tu depois do bench press vais para o incline bench press e é preciso acabar com isso.
Os teus músculos não podem ter a mínima ideia do que vais fazer a seguir!
Lembra-te que quando sentires o músculo a “queimar” (burn effect) é que tudo começa a valer a pena, é sinal que o ácido láctico foi produzido nos músculos.
Por isso, lembra-te destas três dicas quando chegares da próxima vez ao ginásio e acredita que obterás resultados melhores assim que eles forem sendo implementados no treino.
Por David Regatia Ferreira para a Prozis Portugal – O David Regatia é estudante e vive uma equação complicada: conjugar os estudos, a vida social e o bodybuilding.
REFERÊNCIAS:
Schwarzenegger, Arnold. New Encyclopedia of Modern Bodybuilding: The Bible of Bodybuilding. S.l.: Simon & Schuster, 2000. Print.
És cliente da PROZIS? Temos boas notícias para ti. Tens sempre direito a 10% de DESCONTO DIRETO no valor total do carrinho ( e por vezes recebes ofertas extra ).
Para isso basta aplicares o código AINANAS no 4º passo do checkout em todas as encomendas que faças na Prozis ( o código nunca muda ).