O grande ERRO que muitos jovens cometem nas suas carreiras

Num artigo publicado na Quora, Tom Sullivan fala sobre as carreiras profissionais e revela aquele que é para si o grande erro que a nova geração de trabalhadores parece cometer de forma generalizada, minando as suas carreiras: trabalhar de forma superficial.

O que antes era visto como uma capacidade de “multitasking”, hoje já se viu que pode ser um verdadeiro problema.

De acordo com Sullivan, a geração mais jovem parece andar a saltar de ‘micro projeto’ em ‘micro projeto’ em vez de se dedicar e ‘mergulhar’ em projetos complexos.


untitled-1

Neste artigo que também é um auto-crítica, acrescenta que quase não se toma o tempo necessário para espremer e aprofundar a informação mais importante. E que geralmente dizemos que estamos ‘ocupados’ com muitos projetos diferentes, mas na realidade cada um desses projetos acaba por ser muito fraco, devido à nossa tão pouca atenção que tem de ser espalhada pelos vários projetos, que acabam por ser realizados de uma forma muito superficial.

Há quem tenha realmente a capacidade de ir puxando por vários projectos completamente distintos ao mesmo tempo, mas normalmente essas pessoas são apenas lideres/mentores, e têm vastas equipas a trabalhar para si, fazendo o “trabalho duro” do dia-a-dia. Não é por Elon Musk estar ao mesmo tempo a tentar ir a Marte e revolucionar o setor automóvel que o comum dos mortais deve redigir relatórios enquanto vai passando os olhos pelo facebook.

Mas porque é que este é um problema que afeta mais especificamente a geração ‘millenial’? Tom Sullivan explica que esta geração está presa nesta forma de ‘trabalho superficial’ ou ‘trabalho distraído’ porque está constantemente a comunicar.

Enquanto se trabalha, o e-mail está aberto e é suposto que se esteja atento às mensagens recebidas, estão sempre a saltar notificações no ecrã do computador e provavelmente ainda surgem coisas pessoais no smartphone que se tem no bolso ou na secretária.

E tudo isto torna os trabalhadores cada vez mais distraídos, e o seu trabalho cada vez menos profundo. Isto afecta o desempenho e acaba por travar o progresso.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.