A nossa vida é uma mentira. A Canela não é Canela.

Cada vez está mais difícil acreditar seja no que for. Quando chega ao ponto de descobrires que a canela de que tu tanto gostas nem sequer é canela, algo está errado nesta vida.

Actualmente, quase todos os que compram canela… de facto, compram cássia, que tem um aroma semelhante à canela, mas não é canela.


14589849_1289195631112407_2228663815088468744_o

A canela é muito frágil, mais aromática, mais doce, perfumada e provém de uma única espécie (Cinnamomum zeylanicum), enquanto a cássia provém de, pelo menos, três outras espécies.

A canela e as cássias têm em comum um composto denominado aldeído cinâmico, responsável pelo “aroma a canela”.

A cássia também pode ter elevado teor de cumarina cujos efeitos na saúde humana podem ser conhecidos através de uma rápida consulta no Google: têm propriedades anticoagulantes intensas. Tendo em consideração que o nosso sangue precisa de manter a capacidade de coagulação, a ingestão excessiva de cumarina pode apresentar riscos à saúde.

Mas nem vamos por aí, é mesmo a desilusão de pensar que temos um pauzinho de canela para mexer o café e na verdade não passa de uma pobre prima afastada.


canelas-005

Os portugueses conquistaram o Ceilão para dominarem o comércio da verdadeira canela. Os portugueses sempre tiveram bom gosto na escolha das melhores especiarias.

Contudo, hoje, são raros os locais, em Portugal, onde podemos comprar verdadeira canela.

Fonte: Luis Mendonça de Carvalho
Enviado por: Ana Pacheco


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.