Coisas que quem tem BEBÉS EM CASA tem de Esconder

A casa deve ser um local acolhedor, confortável e propício a diversão. Mas quando lá habitam crianças, deve ser também o local mais seguro possível, porque elas não medem os perigos.

Já nem vamos falar da necessidade de a mãe esconder devidamente o seu engraçado “massajador facial” cor-de-rosa, não vá ele acabar na boca do bebé, o que seria deveras constrangedor e não menos nojento.

Como explica a Doutora Darria Long Gillespie, existem alguns objetos que devem ficar escondidos ou nem sequer existir em casa quando lá estão bebés e crianças. A especialista refere-se, por exemplo, ao detergente da roupa e loiça (e todos os outros usados na limpeza da casa).


Bebé perigo crianças casa

Como tem sido comum em algumas campanhas publicitárias, os alertas associados a estes produtos nunca são demais, uma vez que se tratam de embalagens vistosas e, em alguns casos, de cápsulas coloridas e que podem cativar os mais novos a mexer. Ainda por cima têm cheiros apelativos e para uma criança o tempo entre mexer e meter na boca é uma questão de milésimos de segundos. O risco de envenenamento existe e pode mesmo levar à morte.

Também os tradicionais berços de madeira com ripas são de evitar. Nos Estados Unidos, por exemplo, a compra foi mesmo desaconselhada pelo facto do bebé poder ficar entalado entre os espaços, algo que pode levar a lesões sérias ou, em alguns casos, a asfixia, como se lê na publicação.

Um outro item a evitar é a almofada para dormir, um objeto que permite ao bebé ter uma posição correta durante o sono. Contudo, existe o risco do bebé se virar e ficar ‘preso’ nas laterais da almofada, não conseguindo movimentar-se e respirar.

Conta ainda Darria Long Gillespie que as louças antigas não devem ser usadas para aquecer e servir a comida dos bebés. A médica refere-se às peças de porcelana que existiam, por exemplo, na casa dos nossos avós e que podem levar a um perigoso consumo de chumbo por parte do bebé quando a comida é aquecida neste tipo de louça.

Todas as peças que sejam pequenas são para esconder, pois podem ser facilmente engolidas pelas crianças.

Também é fundamental tapar buracos de tomadas. Outras recomendações passam por garantir que o bebé não tem acesso a escadas de onde possa cair, janelas/varandas desprotegidas. Quando começam a gatinhar e andar desaparecem em segundos.

Nessa altura pode também ser boa ideia colocar capas protetoras nos cantos de móveis baixos e fechar gavetas/armários. Estes devem também estar fixos à parede. Recentemente um movel do Ikea foi retirado de venda após várias crianças terem morrido esmagadas ao tentar trepar para a cómoda, que se virava sobre elas.

É preciso olhar bem para a casa e antecipar todas as situações de potencial perigo.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.