Os cães conseguem processar a linguagem e a entoação e até as combinam para interpretar melhor o que o dono diz.
Isto não é novidade para ninguém que tenha um cão, mesmo que quem não tem os tome por loucos quando falam para o seu fiel companheiro.
Há quem acredite que os cães só percebem o tom, independentemente do que se diga, mas este estudo mostra que isso é falso e a sua capacidade de nos perceber é maior do que se julgava.
Uma equipa de cientistas da Universidade Eotvos Loránd University em Budapeste, na Hungria, usou ressonância magnética funcional para descobrir como os cães processavam a linguagem e a entonação.
Este estudo explica que os cães, treinados para ficar parados numa máquina de ressonância magnética, ouviram a voz dos seus treinadores a dar-lhe elogios, ora com um tom de entusiasmo ora com um tom neutro.
Os dados da ressonância revelaram que os cães realmente processam o vocabulário e conseguem reconhecer palavras individuais usando o hemisfério esquerdo do cérebro, tal como os seres humanos.
A equipa também monitorizou o centro de recompensa do cérebro e descobriu que os cães responderam melhor às palavras elogiosas ditas com um tom de entusiasmo.
Isto mostra, segundo Attila Andics, que “os cães não só separaram o que dizemos de como dizemos, mas que também conseguem combinar os dois para uma interpretação correta do que essas palavras realmente queriam dizer”.
Parece que a sua capacidade de compreensão está acima da de muitos humanos. Mais uma vez, não será novidade para quem tem a sorte de os ter na sua vida.