Uma grande parte do que tu és é água. Sendo que a percentagem exacta varia com a idade e o sexo, em média 60% do nosso corpo é água.
Assim não é de estranhar que a hidratação seja de extrema importância e a falta dela dê rapidamente sinais a vários níveis.
1. Muita sede. Esta é básica, é a primeira resposta do nosso organismo. A sede propriamente dita é, claro um sinal de que andas a beber pouca água.
2. Dor de cabeça. Mesmo que ligeira, a desidratação pode provocar dor de cabeça, devido a alterações na dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça.
3. Prisão de ventre. A água é o principal componente dos sucos gástricos, pancreáticos e da bílis, a sua falta torna a digestão mais lenta e pode ainda provocar acumulações no intestino grosso, dando origem à prisão de ventre.
4. Desidratação visível. Pele seca, a ficar áspera, envelhecimento precoce, boca e olhos secos, ou urina demasiado escura, são sintomas visíveis de que precisa urgentemente de água.
5. Dor nas articulações. A água está presente num fluido encontrado nas articulações e funciona como um lubrificante. Com a desidratação sentimos dores e não aguentamos movimentos muito bruscos ou repetitivos.
6. Imunidade debilitada. A falta de água diminui a resistência física, deixa as vias respiratórias secas e impossibilita a expulsão das impurezas do organismo, que acabam por o debilitar.
7. Cansaço e mau humor. A água ajuda a manter a temperatura do corpo, na falta dela, a ação enzimática desacelera, provocando cansaço, desânimo e mau humor.
8. Fome. Às vezes a fome fora de horas pode ser na verdade um sinal de desidratação.
9. Inchaço. A retenção de líquidos, que normalmente é o que nos faz sentir inchados, é gerada pelo excesso de sódio e falta de água no organismo.
10. Metabolismo lento. A desidratação faz com que o metabolismo trabalhe mais lentamente. Por isso, se está de dieta e mesmo assim demora a emagrecer, pode ser falta de água.