Apanhar Sol em Excesso é Mau, mas não Apanhar Sol é ainda Pior

Estudo com mais de 30 mil mulheres durante os últimos vinte anos mostra que as participantes que se expuseram mais ao sol tiveram menos riscos de sofrer vários tipos de doença.

Nunca o tema da exposição solar foi tão falado como, talvez, nos últimos anos, quer seja com as escolas a sensibilizar para a proteção das crianças, como com as marcas de cosmética a apostarem em linhas solares cada vez mais inovadoras.

Untitled-2

E este é um tema extremamente importante. Ser-se mais inteligente que o sol pode salvar vidas. Mas tornar-se demasiado obcecado ao ponto de não apanhar sol também pode ser prejudicial.

Um estudo realizado durante os últimos 20 anos com mais de trinta mil mulheres, publicado no Journal of Internal Medicine, diz que evitar o sol é um fator de risco de magnitude semelhante ao tabagismo.

Segundo os autores, as mulheres que se expuseram ao sol tiveram, em média, menos doenças cardiovasculares, cancro, diabetes, esclerose múltipla e doenças pulmonares.

A maioria das pessoas pensa que apanha demasiado sol. Mas a nossa vida moderna cada vez mais sedentária, baseada em escritórios e sentados aos computadores está, literalmente, a comprometer a saúde das futuras gerações, explicou Carrie Ruxton, uma nutricionista, ao jornal The Guardian.

O Sol não é todo igual

As melhores horas para apanhar sol são entre as 10h e as 12h e as 16h e as 18h. Muitas vezes é impossível, porque estamos a trabalhar fechados em edifícios, que nos afasta da exposição solar.

“Não são só as nuvens que reduzem a luz solar, o mesmo acontece com a poluição atmosférica, certas roupas que usamos, cremes e maquilhagem com proteção UV e ensaboar as crianças com protetor solar durante todo o dia”, explica a especialista.

Temos tendência para assumir que o nosso corpo vai funcionar perfeitamente se tivermos uma boa dieta, fizermos exercício físico, não bebermos muito álcool nem fumarmos.

Mas a verdade é que grande parte das pessoas tem deficiência de vitamina D (e não sabe), que pode ser facilmente compensada apanhando sol.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.