Problema Mental do Raminhos pode Explicar porque tem um Talk Show no Duche

Até agora não fazia muito sentido para nós que o Raminhos tivesse escolhido fazer um talk show no duche. No entanto depois de ele se ter aberto sobre o seu problema mental no “Alta definição”, as coisas começam a encaixar.

António Raminhos foi o convidado desta semana no ‘Alta Definição’, na SIC, e falou sobre o problema de saúde que lhe foi diagnosticado, um Transtorno Obsessivo Compulsivo.

O diagnóstico “veio dar um nome àquilo que eu não sabia”, começou por dizer. “Eu tinha aqueles hábitos de lavar sempre as mãos e pensar obsessivamente em coisas que não me saíam da cabeça. A mania da limpeza que muitas vezes na família era encarado como ‘olha, lá está ele maluquinho’”, recordou.

“Comecei a ler sobre o assunto, [o psicólogo] deu um nome à coisa e foi um alívio. Afinal isto existe, não estou maluco e é um problema com qual eu tenho de viver. Não vai desaparecer, eu gostava que desaparecesse, mas não vai”, justificou o comediante.

Em miúdo lavava muito as mãos, ao ponto de cair a pele, passava muito tempo no duche, uma hora, duas horas.” – António Raminhos

Provavelmente os pais pensavam que ele estava a espancar freneticamente a cobra zarolha.. no entanto o pequeno António – agora sabe-se – estava mesmo a lavar-se.

Fora de brincadeiras, foi uma entrevista intensa e muito intimista, como já vem sido hábito neste formato do Daniel Oliveira que é único em Portugal. O programa foi para o ar hoje e estará brevemente disponível (integralmente) no site da SIC. Fica uma amostra. Hard stuff.

Ainda a respeito do problema mental, Raminhos disse que  “o que passa na cabeça [de um obsessivo-compulsivo] é como se o disco estivesse riscado, é eu saber que estou limpo mas não consigo deixar de fazer aquilo”, diz Raminhos.

O humorista partilhou que hoje em dia já consegue identifica os sintomas. As fases mais difíceis são aquelas em que tem mais ansiedade.

Quanto à relação entre o Raminhos obsessivo-compulsivo e as filhas, o comediante foi perentório: “Com elas tento não protegê-las tanto para que elas possam ser livres”.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.