NASA quer Apanhar Asteroides em Movimento

A NASA já partilhou publicamente que um dos seus próximos projetos é a construção de um robot com o qual consiga capturar um asteroide, uma iniciativa que ficou conhecida com pelo nome Asteroid Redirect Mission (ARM).

Como parte da investigação continuada deste projeto, a NASA partilhou também as versões iniciais do robot que realizará a tarefa. Podes vê-las na galeria abaixo notando-se que, para além dos ‘braços’ que estabilizarão o asteroide, estão também pensadas ‘pernas’ em algumas versões.


De momento o objetivo da iniciativa ARM passa pela intenção de criar uma última linha de defesa contra asteroides que tenham a Terra na sua trajetória. Porém, diz o Mirror que o projeto pode ainda possibilitar a construção de uma estação espacial a caminho de Marte, o que facilitaria a missão de uma viagem tripulada ao ‘planeta vermelho’.

A ideia pode parecer um bocado maluca.. mas realmente, quem sabe se não fará sentido? Não é muito prático, é verdade.. mas ocasionalmente pode ser útil! Seria como fazer um Jetski espacial.

Imagina que detectam um asteroide a passar junto da terra e em direção a marte? Para poupar o combustível da viagem a estação podia “colar-se à boleia” do asteroide e soltar-se quando estivesse mais perto. Era interessante! hehe


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.