Drones Sobrevoam Prisões Portuguesas, mas os Guardas nada Podem Fazer

untitled-1

Só nas últimas semanas foram avistadas três Aeronaves Pilotadas Remotamente (drones) a sobrevoar diferentes prisões portuguesas, mas os guardas prisionais não estão autorizados a intercetá-las. Na verdade, ao contrário do que acontece noutros países, nada podem fazer.

O Sindicato dos Guardas Prisionais pediu ao Ministério da Justiça regulação sobre o que fazer nestes casos. Sem regras definidas, não há, atualmente, ordem para abater drones em pleno voo.

Desde o final de setembro foram vistos drones junto aos Estabelecimentos Prisionais de Braga, Caxias e Paços de Ferreira.

Jorge Alves defende que nestes casos o aparelho deve ser intercetado ou abatido.

É ilegal e as pessoas deviam ter conhecimento disso. Era a única forma de combater eficazmente o crime e seria uma medida preventiva, porque iria servir de exemplo para quem quisesse fazer o mesmo” – Jorge Alves, presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional

Já anteriormente um drone sobrevoou o Estabelecimento Prisional de Évora, “no tempo em que José Sócrates lá estava preso preventivamente”. Também neste caso nada foi feito. “O pessoal até pediu ordem ao chefe para disparar e o chefe não deu a ordem”. Nessa altura o interesse era provavelmente apenas filmar, mas nem sempre assim é.

Noutros países estes drones têm sido usados para tráfico de droga e telemóveis, objetos mais leves e que podem ser largados no interior do estabelecimento”, recordou Jorge Alves.

Nos Estados Unidos e Inglaterra já foram intercetados drones que levavam estupefacientes e armas para o interior da prisão e na Holanda a polícia treinou águias para derrubar os aparelhos.

untitled-2 Qualquer pessoa pode comprar um drone. São bem divertidos de pilotar e as suas utilidades também são mais que muitas. Os aparelhos à venda em Portugal podem pesar até 25 quilos e voar até 120 metros de altitude. Facilmente se encontram também versões mais baratas lá fora, que se podem encomendar pela internet, como por exemplo este que nem 100 EUR custa.

No entanto, o seu uso para sobrevoar concentrações de pessoas ao ar livre, instalações de órgãos de soberania, forças de segurança, militares, embaixadas, prisões ou zonas de sinistros onde esteja a ser prestado socorro é proibido.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.