Proteína animal ou vegetal?

Proteína animal ou vegetal

Nas nossas refeições diárias podemos ingerir proteínas de diferentes origens, ora vegetal (feijão, lentilhas, castanhas, castanhas-do-brasil, amendoins, quinoa, aveia…) ora animal (carne, peixe, lacticínios…). Mas será que elas são todas iguais?

É de senso comum que se deve ingerir proteínas como parte da nossa dieta. Isto porque, o nosso organismo necessita de aminoácidos (é o composto mais simples da proteína) para o crescimento muscular e regulação hormonal.

Existem 20 tipos de aminoácidos essenciais, sendo que 9 desses não são produzidos pelo nosso organismo. Dessa forma, temos de os ingerir através dos alimentos de forma a não comprometer o bom funcionamento do sistema muscolesqueletico.

Estudos recentes referem que a proteína de origem animal é mais completa, se for consumida com moderação, fornecendo todos os aminoácidos exigidos pelo corpo. CONTUDO, esta fonte de proteína também está na origem do aumento do colesterol e doenças cardiovasculares, excreção de cálcio e problemas renais.

Já as proteínas de origem vegetal possuem mais fibras e poucas calorias e gorduras e previnem doenças cardiovasculares. Quer dizer que vais ter uma dieta desequilibrada se fores vegetariano? Apesar de os vegetais não possuírem todos os aminoácidos essenciais, uma investigação demonstrou que esta população, vegetarianos, possui índices de nutrição semelhantes à população que come carne.

Uma vez mais, o segredo está no equilíbrio. Devemos aliar uma dieta combinada com proteína vegetal e animal, garantindo assim todos os aminoácidos essenciais ao organismo. E é isto que aconselhamos em TeamFit PT. Procuramos ter soluções equilibradas para clientes equilibrados, de forma a atingir uma sintonia que nos leve à consecução dos objetivos propostos.”

Alguns dos bons suplementos de proteína que podes adquirir na Prozis :

 

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Sobre o Autor

Nuno André Nunes

Founder & Head Personal Trainer da TeamFit PT. Foundation Sports Manager no Chelsea Football Club.