Fim dos VISTOS GOLD em Lisboa e no Porto

O imobiliário anda louco em Portugal nos últimos anos, com grande procura por parte de estrangeiros que ao fazerem um investimento de mais de 500 mil euros ganham automaticamente um visto gold que dá permissão de residência, várias regalias e acesso livre ao espaço Schengen.

Este esquema fez entrar milhares de milhões no país, mas sempre nas mesmas zonas. Isto causou uma ainda maior pressão nos grandes centros urbanos, em particular Lisboa e Porto, com os preços das casas (e consequentemente também as rendas) a dispararem descontroladamente.

No entanto agora o Governo quer limitar o programa dos vistos gold ao interior e às regiões autónomas. Espera-se assim que o investimento estrangeiro não se concentre apenas nos sítios do costume.

Claro que poderá fazer com que o preço das casas vá subir mais noutras zonas, mas visto que será um efeito mais disperso, é provável que seja menos intenso.

A norma tem aprovação praticamente garantida uma vez que está alinhada com os objetivos do Bloco de Esquerda, que defende o fim dos vistos gold. Aparentemente o PCP também apoia a medida.

Com esta medida, segundo afirmou a líder do grupo parlamentar do PS, procuram travar a especulação imobiliária, moderando o aumento do preço das casas nas grandes cidades, ao mesmo tempo que se procura trazer investimento para onde este é mais necessário: o interior e as ilhas.

Claro que os construtores já estão a ficar um bocado preocupados, visto que os estrangeiros representam uma grande fatia dos compradores de imóveis de luxo no nosso país.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.