Porque é que os medicamentos estão a ficar TÃO CAROS?

Cá em Portugal, especialmente nos medicamentos que são comparticipados pelo Estado, não se nota tão agressivamente como noutras partes do Mundo, mas aos olhos do capitalismo o acesso à saúde é um luxo.

Em países onde esse capitalismo é mais selvagem, e em particular na América, a inflação do preço de alguns medicamentos está completamente descontrolada. O caso mais famoso foi o de um gajo que adquiriu os direitos de comercialização de um medicamento que custava 16€ e de um dia para o outro aumentou o preço para cerca de 700€, mas há muitos outros.

E isto está a acontecer não só para medicamentos novos, onde os preços elevados podem ser justificados com custos de investigação e desenvolvimento, mas também com medicamentos que existem há décadas e o único motivo para o aumento do preço é a ganância das farmacêuticas.

A Vice foi explorar o mundo paralelo dos químicos do submundo que produzem fármacos usando produtos que se encontram por aí nas lojas, tipo fertilizantes e diluentes. Exploraram também o mundo dos “bio hackers” e dos mercados semi-obscuros onde medicamentos circulam fora dos controlos da lei.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.