8 motivos para DETESTAR o jogo do amigo secreto

A escolha da prenda do amigo secreto é, para muitos, um dos acontecimentos do ano. Mesmo comparado com o Natal, há quem leve mais tempo a preparar esta escolha do que o bacalhau para a consoada.

Bem sabemos que esta época é rica em eventos que reúnem os mais variados grupos. Desde jantares da empresa, do ginásio, das solteiras quarentonas, ou mesmo dos que apenas querem arranjar um pretexto para se embebedarem (como se fosse preciso).

De há uns anos a esta parte, vou contactando com esta espécie de jogo chamado “o amigo secreto”. Há certas tribos que o apelidam também de “amigo oculto”. Após uma breve pesquisa, percebi que existem pelo menos 9 (!!!) variações deste jogo.

Certamente haverá mais formas de o fazer. Tudo dependerá da criatividade dos intervenientes. Basicamente, o objectivo passa por ter de oferecer, e receber, uma prenda cujo emissor e receptor são desconhecidos à partida.

Não bastava termos de levar com os jantares de Natal em que somos “obrigados” a ir, temos ainda de levar com este jogo. “Ah e tal é giro, é só para o convívio, vais ver que vais gostar”. Não meus amigos, não é giro, e passo a explicar os meus 8 motivos para odiar o jogo do amigo secreto. Tenho em mim, que poderiam ser muitas mais.

1- A ocasião

Já não bastava ter de gramar com o jantar do grupo de teatro do 3º ano da escola primária, ainda vou ter de comprar uma prenda. Não é justo. Voltar a contactar com um grupo de pessoas com as quais não contacto regularmente pode ser muito desesperante, sobretudo na hora de oferecer algo.

2- O processo de escolha

A agonia começa. A primeira coisa que me vem à cabeça é: mas o que é que eu vou comprar? Sobretudo se for um grupo misto onde tanto posso calhar a uma senhora de 60 anos ou um jovem de 25. Seja a dar, seja a receber. Para um será uma boa prenda, para outro pode ser o descalabro.

3- A re-prenda

Normalmente pessoas que recorrem a presentes que lhe foram oferecidos no passado. Não é falta de criatividade, é “forretice”. Nem mesmo quando é absolutamente explícito que É ATÉ 5 EUROS! Como se uma caixa de chocolates Merci da Páscoa de há três anos não fosse totalmente decifrável. Shame!

4- A compra por impulso

Começa o descontrolo. Falta uma hora para o jantar e ainda não comprei nada. Calma, ainda há tempo para passar na Tiger e comprar aquela prenda que é engraçada, mas não serve para nada. Nem mesmo para comer.

5- O engraçadinho

Quem nunca recebeu como prenda do amigo secreto umas algemas? Ai que eu sou tão marota…. Sobretudo se for no jantar da empresa e calhar à Clara da contabilidade. Vai ser diversão na certa.

6- A desilusão

Confessem que todos já passaram por isto. Até eu. Sobretudo quando compras uma boa prenda e recebes aquela que é claramente a mais fraca de todas. O amigo secreto é isto mesmo, uma espécie de roleta russa dos tempos modernos.

7- A inveja

Aquele olhar ameaçador de quem começa a querer trocar o que recebe. Pior ainda, que começa a cobiçar as prendas dos outros e a querer trocar como se de uma OPA a uma multinacional se tratasse.

8- O inimigo secreto

Por último, mas não menos importante. Aquela pessoa que tu desejas que não te ofereça nada. Simplesmente só porque ela existe. Quando consideras que conviver com ela já é a boa acção do dia, mas o karma encarrega-se do resto.

O Natal é uma época propícia a estas peripécias. Podemos destratar-nos  durante o ano, mas nesta altura só queremos gastar o décimo terceiro mês em coisas insignificantes. Religiões à parte, o espírito de comunidade deveria ser praticado o ano inteiro, e não apenas nesta altura.

Consigo perceber que se queiram elevar estas ocasiões, mas não devemos levá-las tão a sério. Devemos sim, durante todo o ano, praticar acções que desenvolvam o espírito de entreajuda entre os grupos. Vão ver que é muito mais fácil do que encontrar uma prenda para o jogo do amigo secreto.

In Crónica “É só pra chatear“ via Perfeito Imperfeito


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.