NO CONTEST: bastidores do Mundial de Surf em Portugal

Mais do que mostrar as provas em si, mais até do que mostrar os bastidores, o NO CONTEST mostra a cultura e a experiência que envolvem cada etapa do Mundial de Surf.

Neste episódio, Portugal (Peniche em particular) e o Sul de França estiveram em destaque, se quiseres ver só a parte tuga salta para os 13m57.

Lisboa só aparece mesmo no final do video e dizem algo que só pode fazer os portugueses contorcerem-se de desespero: “nos últimos um montão de surfistas profissionais tem comprado casa em Lisboa porque os preços das casas são muito baixos e fica-se a uma curta distância de carro de excelentes praias para surfar”.

Para os portugueses, com os salários de Portugal, morar em grandes cidades como Lisboa ou Porto está cada vez mais difícil, os preços são exorbitantes para nós. Mas isto também é verdade, os preços de Lisboa ainda são considerados baixos para quem vem de fora, e é para eles que estamos a vender. Estas cidades já não são portuguesas, são “europeias”.

Especialmente para quem vem de longe, como por exemplo da América, Austrália ou Japão… eles pensam apenas que têm uma casa na Europa. Com a crescente popularidade de Lisboa graças a eventos internacionais como este, é possível que os preços das casas continuem mesmo a subir, em vez de estabilizarem e se tornarem acessíveis para nós. Vantagens e desvantagens da globalização.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.