ALEXANDRE SANTOS foi fazer exame à próstata com o Johnny Sins

O tema é bem sério, mas a abordagem é tudo menos isso. Fazer um examezinho à próstata é algo de que nenhum homem se deve envergonhar, especialmente a partir de uma certa idade.

É até importante sensibilizar os homens para a necessidade de um exame periódico da Próstata a partir dos 45/50 anos de idade.

A Prevenção Precoce é muito importante na Detecção e Tratamento com Sucesso do Cancro na Próstata.

Neste caso o Alexandre juntou-se ao “gigante” Faria para brincar um bocado com o assunto num sketch em que lhe inspecionam pela primeira vez a próstata ( num consultório, claro ).

Rapidamente apareceu malta culta nos comentários a apontar o dedo ao óbvio: parecia o início de uma qualquer cena com o “doutor” Johnny Sins, outro notório careca.

A Próstata é uma glândula que faz parte do aparelho reprodutor do homem, contribuindo para a formação da testosterona e do esperma. É constituída por um corpo do tamanho de uma castanha com o peso aproximado de 20 gramas na fase de jovem adulto, que se situa na parte inferior da bexiga e se dispõe, em anel, contornando o canal uretral, com comunicação com os testículos. A partir dos 40 anos esta glândula tende a crescer, mais ou menos rapidamente. Em cerca de 50% dos casos, pela sua dimensão ou pela forma de crescimento, podem surgir situações que criam dificuldades para a micção e/ou a própria defecação.

Razões principais porque os homens não falam ao médico sobre a próstata:

– Noção errada de que os sintomas urinários são um acontecimento normal da idade;

– Medo de um diagnóstico de cancro;

– Medo da cirurgia e das suas potenciais complicações;

– Relutância e embaraço em discutir os sintomas urinários e da esfera sexual com o médico de família, especialmente se este for do sexo feminino, e até receio de ser submetido a um toque rectal, exame necessário para a observação da próstata.”

Dr. Tomé Lopes – Médico Urologista
IN Saúde Publica (Semanário EXPRESSO) de 4.11.2006

Mais informação no site da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.