VALETE acusado de promover violência doméstica em novo tema

BFF, a nova música e respetivo videoclip do Valete, estão a dar que falar.. mas desta vez não é pelos melhores motivos.

O Valete, visto normalmente como um inspirador revolucionário, está agora a ser acusado de ser machista, misógino e de promover a violência doméstica.

Ele defende-se atacando, dizendo que faz a sua arte e se expressa como quiser e não liga a “PIDES” que o interpretem mal. Várias figuras públicas já vieram mostrar surpresa e desagrado em relação ao novo tema, chamado BFF. Valete limita-se a dizer que quem o critica são pessoas de classe média alta que não sabem o que é o rap.

Mas porquê tanta confusão? Bem, a música fala basicamente de um gajo que descobriu que a namorada o andava a encornar com o melhor amigo… o gajo chega a casa, apanha os dois na cama, e diz-lhes de tudo, enquanto lhes aponta uma caçadeira.

A parte lírica está no ponto, bem ao estilo do Valete. No entanto no que toca à mensagem que é passada pela música, muitos não gostaram. Valete diz que não está a tentar passar mensagem nenhuma.. é apenas a sua arte.

No videoclip tudo acaba por se revelar apenas um pesadelo, embora a gaja estivesse realmente a traí-lo. Vê por ti:

Sónia Tavares, vocalista dos The Gift, foi uma das personalidades a manifestar-se contra as imagens escolhidas por Valete para o seu novo tema.

“C…… Valete, anda aqui uma mulher a fazer campanhas contra a violência doméstica e tu baralhas-me isto tudo. És um tipo tão inteligente, escreves tão bem mas este vídeo não dá…As crianças também gostam de ti e não vão perceber que este vídeo pode ser um abre olhos. Uma voz ativa como a tua era essencial na campanha contra a violência”, lamentou a cantora.

O comentário da artista mereceu resposta do rapper:

“Sónia Tavares cuidado com a condescendência. Não confundas luta feminista com PIDE. Onde está decretado que não se pode fazer ficção sobre violência?? Como fiz em toda a minha vida contei uma boa história, consegui levar para um registo cinematográfico e chegamos a este resultado. É uma boa história e bom cinema. Nada mais. Dissertações sobre homicídio passional, violência doméstica cabem-te a ti. A Sónia e a sua gang da PIDE decretaram agora que não se pode fazer filmes com violência e que não se pode fazer arte sem mensagem. Já agora manda também mensagens ao Scorcese [realizador americano, autor de Taxi Driver, Goddfellas e Casino] quando ele põe maridos traídos a matar esposas nos filmes dele. Esta mensagem é surreal vinda de uma artista como tu”, disse Valete.

A Sónia voltou à carga, justificando-se:

“Não, querido Valete, era só uma opinião, eu não decreto nada. O meu sobrinho adora-te, tem 11 anos e não percebeu nada. Era só isso. (…) Acima de tudo o meu comentário elogia o teu trabalho. É só o meu ponto de vista. (…) Eu luto contra todo o tipo de Pides, e não o contrário”.

“É uma curta-metragem igual a muitos filmes que ele vê todos os dias. Entendes que sou artista e tenho de me expressar da maneira que me apetece expressar. Ainda bem que o teu sobrinho gosta, mas eu não faço música infantil, nunca fiz. Bem pelo contrário. Como te disse é só a obra de um contador de histórias a querer contar uma boa história. Associar aquela obra a violência doméstica ou humilhação da mulher é super rebuscado”, rematou Valete


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.