Comparar ofertas online pode poupar tempo e dinheiro

Fazer compras na internet traz imensas facilidades das quais podes desfrutar de qualquer lugar do mundo. Sem sair de casa, podes encontrar todo o tipo de oferta para diversos produtos, a preços variados. É como ter um centro comercial à tua disposição, 24 horas por dia. Ainda que algumas pessoas prefiram ir às lojas e manusear os objetos de desejo antes de comprá-los, é somente na internet que encontra-se a grande variedade que nenhuma loja física pode oferecer. 

As alternativas de e-commerce passeiam por todos os tipos de produtos e serviços. Poucos minutos de pesquisa são suficientes para encontrares aquilo que desejas em, ao menos, dois ou três websites diferentes. Essa facilidade tornou-se negócio na visão de empreendedores, caso dos fundadores do portal KuantoKusta, que em 2005 criaram uma das mais influentes plataformas de e-commerce em Portugal. O website compara os preços de um determinado produto em diversas lojas online em Portugal para garantir ao consumidor o melhor preço. 

Esse modelo de negócio é bastante comum aos nichos de mercado mais especializados, como o sector de entretenimento. De jogos a viagens, há uma grande disponibilidade de websites que fazem comparativos. Existem, por exemplo, websites que reúnem os melhores casinos de operação online em Portugal para verificares quais jogos disponíveis e, ainda, ler as críticas sobre os serviços oferecidos, atividade muito similar à praticada por algumas empresas do ramo do turismo, como a brasileira Skyscanner. Esta empresa funciona como motor de busca de viagens mais baratas sem, contudo, cobrar comissão do cliente final. Os ganhos do portal acontecem quando a empresa aérea detecta que o cliente final encontrou a tarifa por meio do redireccionamento dos links. 

Ao longo da vida consomem-se distintos bens ou serviços, portanto, é preciso perceber quais são os benefícios de uma oferta e quanto isso irá custar-nos. Mesmo os serviços mais essenciais, como os serviços bancários, contam com um tarifário que pode ser bastante instável de um banco para o outro. Neste sentido, é possível recorrer ao Comparador de Comissões, que compara o valor de serviços desta natureza. Entretanto, é preciso uma dose de atenção às ofertas que são boas demais para ser verdade. 

 

A internet tem imensas vantagens, mas é preciso lembrar-se de que fraudes virtuais são praticadas por pessoas mal-intencionadas que, muitas vezes, conseguem disfarçar um website falso com o intento de fazer com que ele se pareça com o original. Portanto, desconfiar de uma oferta muito vantajosa é sempre uma boa forma de estar atento. Procure buscar por websites confiáveis, que apresentem requisitos mínimos de segurança, principalmente quando houver transações financeiras por meio dos servidores internos. Um bom exemplo é sempre conferir se o endereço virtual do sítio que pretendes aceder possui o “https”. O “s” indica que o sítio é seguro. Alguns websites de e-commerce, atentos ao perigo, dão pequenas dicas aos consumidores para que estes identifiquem se estão num ambiente seguro.  

Com atenção à sua segurança, fazer compras online irá poupar o teu tempo e trazer-te inúmeras vantagens, como ter mais alternativas de pagamento, saber a opinião de outros consumidores antes de fechar o negócio e, o melhor de tudo, receber as tuas compras em casa. Agora que já sabes onde encontrar as melhores ofertas e como proteger-te de enganos virtuais, poderás fazer compras com tranquilidade e procurar por aquele item que tem-lhe ocupado os pensamentos há dias. Boas compras!


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.