RECORDEMOS UM HERÓI: Comandante Noel Ferreira

Noel Ferreira morreu na quinta-feira passada, na sequência da queda do helicóptero de combate a incêndios, em Valongo. Era comandante dos Bombeiros Voluntários de Cete, em Paredes, e piloto-aviador da Força Aérea Portuguesa.

Noel Ferreira era capitão da Força Aérea e estava de licença para o combate a incêndios florestais. Morreu na quinta-feira quando o helicóptero de combate a incêndios que pilotava se despenhou em Sobrado após chocar com cabos de alta tensão. A Câmara de Paredes decretou dois dias de luto municipal pela morte do comandante dos Bombeiros de Cete, Noel Ferreira.

Chegou-nos uma mensagem sentida de um amigo do piloto, que se sentia magoado com a cobertura mediática que estava a ser feita. 

“Honrai o Capitão Piloto-Aviador De Busca e Salvamento e Cmdt de Bombeiros Noel Ferreira. Acabei de chegar do velório dum grande amigo e estou destroçado. E os jornais insistem em mostrar a perna do gajo que injectou testosterona! Enfim…peço-vos que façam chegar aos mais novos a homenagem a este herói e mostrem que há portugueses de Valor, que há causas pelas quais ainda vale a pena morrer, e que o mundo não é só casas dos segredos e youtubers. Se acharem desadequado perdoem-me. Apenas gostava que fosse reconhecido mas não sei o caminho certo para que tal aconteça.”

Não achámos de todo desadequado, pelo contrário, e vimos assim prestar também a nossa homenagem, recordando por exemplo a missão da Esquadra 751 em que o Comandante Noel Ferreira foi o Piloto Comandante no arriscado salvamento de um pescador português que tinha sido mordido por um tubarão a cerca de 280km da costa de Peniche.

A Carregar video do Facebook, por favor aguarda uns segundos.

Esta é a imagem do colete de salvamento desse resgate, uma das muitas recordações que os heróis da Esquadra 751 guardam e os relembram diariamente que vale a pena arriscar a vida por algo. Esse é aliás o lema da Esquadra da qual Noel Ferreira fazia parte: “Para que outros vivam”. Muito respeito por estes senhores.

Amigo, sorridente, humilde, inteligente, bondoso e bem disposto. São apenas alguns dos adjetivos com que todos caracterizam Noel Ferreira e que podem ser facilmente constatados em entrevistas como a que deu a respeito do resgate anteriormente referido.

Que seja sempre recordado, pelo tanto que fez pelos outros na sua vida demasiado curta.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.