CUIDADO: as VESPAS não são todas iguais

O nosso amigo Nuno Nebel fez um excelente trabalho sobre um tema super interessante! Certamente já ouviste falar das temíveis “vespas asiáticas”, havendo mesmo quem sugira que a nossa existência pode estar em risco por causa delas.

No entanto, ainda há muita confusão e desinformação sobre este tema e há até quem, pensando estar a ajudar, esteja a fazer ainda pior.

Existem ainda muitas pessoas desinformadas sobre como actuar na presença de ninhos da tão falada Vespa Velutina Nigrithorax (VESPA ASIÁTICA).

Esta espécie é uma espécie de vespa nativa do Sudeste Asiático. Não é portanto uma espécie natural da Europa, sendo classificada como espécie invasora.

Pelo que sabemos até agora, foi introduzida acidentalmente no território europeu, mais precisamente em Bordéus França, numa das centenas de descarregamentos que lá acontecem diariamente, muitos deles provenientes da China.

Esta espécie é predadora de abelhas do mel, entre outros insectos polinizadores. Deixo aqui 2 videos para verem o método de ataque:

 

VAMOS AO MAIS IMPORTANTE:

Estas vespas no seus territórios de origem, não provocam danos de maior intensidade como está a acontecer no nosso Portugal. Porquê?

Ao longo de milhões de anos, as abelhas do mel no continente Asiático, tiveram que desenvolver um mecanismo de defesa, que consiste em deixar a Vespa Velutina “espiã” entrar no ninho, e antes que esta volte a sair para informar as outras vespas da localização do ninho, as abelhas organizam-se e “saltam” todas para cima da vespa, vibrando os seus corpos para aumentar a temperatura até a uns 43Cº, “cozendo” a vespa até que esta morra.

As abelhas aguentam temperaturas até 45Cº, mas as vespas apenas até aos 41Cº. É uma pequena diferença, mas é o segredo para a eficácia da técnica!

VIDEO PARA VEREM COMO FUNCIONA:

Este mecanismo de defesa foi desenvolvido ao longo de milhões de anos.

Como as nossas abelhas europeias nunca tiveram um predador deste calibre, não tiveram nem vão ter tempo de desenvolver esta defesa como as suas parentes asiáticas. São assim um banquete a céu aberto para as vespas.

OS NINHOS:

Como podem observar nas imagens os ninhos das vespas asiáticas são arredondados ou em forma de pera , geralmente com um orifício num dos seus lados ou por baixo, por onde estas entram e saem. Estes ninhos chegam a ter 2000 vespas aproximadamente.

CUIDADOS A TER:

Esta espécie de vespa, é extremamente defensora dos seus ninhos. Quando se sentem ameaçadas, lançam ataques impiedosos sobre qualquer intruso, picando múltiplas vezes, injectando grande quantidades de uma poderosa toxina, que em casos mais severos resultam em morte.

Ao contrário das abelhas, as vespas não perdem o ferrão e morrem quando picam, e sim atacam repetidamente.

DEIXO AQUI UM LINK DE UM FAMOSO EDUCADOR DE VIDA SELVAGEM QUE MOSTRA O QUÃO DOLOROSO PODE SER UM A PICADA DESTE SOLDADO COM ASAS.

Se encontrares um ninho certifica-te que ficas a uma distância segura, chama as autoridades ou qualquer associação de controlo animal e informa-os.

Não tentes destruir o ninho, pois além de ser perigoso para ti, irá fazer com que as vespas mudem de sítio, ajudando assim à sua dispersão pelo território nacional.

Muito importante também não confundir a Vespa Velutina com as nossas vespas amarelas que vemos todos os dias, Vespula germanica ou Vespa Crabro.

A vespula germanica é bem mais pequena, e a vespa Crabro é maior e ambas possuem a distinta cor amarela mais visível em todo o corpo, sendo completamente indiferentes à presença de abelhas do mel.

Fazem parte do nosso ecossistema europeu e ajudam a manter o equilíbrio natural, bem diferente das Velutinas que são as tais INVASORAS, mais perigosas e que vieram pôr em risco a existência das abelhas do mel e de todos os ecossistemas que delas dependem.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.