Casal português vive (quase) “OFF THE GRID” nos Açores

Espetáculo, conseguiram montar aqui uma grande cena, sem fundamentalismos nem manias.. apenas com consciência de que estavam a viver como queriam. Tem muito valor.

Não será para qualquer um, mas o que o Ricardo e a Mafalda foram fazer para os Açores representa uma forma de vida muito interessante e que poderia ser explorada por mais gente: viver de forma autossuficiente, gerando e aproveitando da Natureza apenas o que precisam, nem mais, nem menos.

Ao todo já gastaram perto de 50 mil euros, mas tendo em conta que isso inclui o valor do terreno maravilhosamente localizado onde colocaram a sua casita de madeira, até não se pode dizer que tenha sido caro.

Vivem uma vida simples, com desafios dos quais já não nos lembramos por vivermos mergulhados em selvas de betão: quando não chove ficam à rasca.

Felizmente não são fundamentalistas e não têm qualquer problema em chamar os bombeiros para lhes encherem os tanques quando estão prestes a passar mal. Por 50 Euros resolvem o problema. Quando chove o suficiente, têm um sistema que limpa e filtra a água para a tornar potável.

Mas também vivem confortavelmente. A energia que geram com os painéis solares chega para a máquina de lavar loiça, a máquina de lavar e secar roupa e até para ter as duas a trabalhar ao mesmo tempo. Luxo dos luxos, até têm uma bimby.

Atenção que a ideia não é que todos devíamos largar tudo e ir viver para o meio do nada e plantar uma hortinha à volta da nossa cabana. Isso, como está escrito, não é para qualquer um.

Mas se pudermos pensar em 2 ou 3 coisas em que podíamos tornar a nossa existência menos pesada para o ambiente, devíamos fazê-lo. E depois de termos essas 2 ou 3 mudadas… pensar nas próximas 3. É mais uma questão de atitude e de melhoramento progressivo do que propriamente de mudança radical de estilo de vida.

Por exemplo: adoras o teu bife e não seria fácil para ti passar a ser vegetariano de um dia para o outro. Então decide só que daqui para a frente não comes carne ao jantar. E dá-te desconto nos dias em que fores jantar fora.

É apenas um exemplo muito básico mas que reflete a atitude: um grande impacto – redução de até 50% no consumo de carne (indústria muito poluidora) – sem fundamentalismos.

Se calhar ao fim de uns meses até começas a sentir-te melhor não almoçando carne também. E nunca tiveste de “lutar” contra as tuas vontades. Faz-se grandes mudanças assim.

A experiência deste casal é ainda assim uma história inspiradora. Se quiseres saber mais passa no artigo que o P3 publicou sobre a vida deste casal.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.