PSP alerta para ESQUEMA DE BURLA no trânsito

Como se já não bastassem os nabos que te batem no carro sem querer, há quem ainda tente roubar-te por cima! A PSP deixou o alerta para uma burla que está “na moda”.

Em particular na zona de Lisboa o caso tem-se vindo a tornar mais frequente e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançou o alerta, até porque incidentes deste género já levaram à detenção de dois suspeitos.

Segundo o comunicado da PSP, está ativo “um esquema de falsos danos provocados em viaturas, onde os seus condutores tentam obter valores monetários para o suposto arranjo das mesmas“.

Os suspeitos escolhem as vítimas em parques de estacionamento. Depois de seguirem caminho, os suspeitos seguem-nas e “buzinam insistentemente e tentam que estas parem para iniciar um diálogo“.

Acusam as vítimas de provocarem danos nas suas viaturas (por distração ou durante a realização de manobras), exercendo pressão e tentando intimidar, com o intuito de que lhes seja dada uma certa quantia em dinheiro para arranjo dos danos (supostamente provocados pela vítima). Tendem a alegar que estão com pressa e que não podem esperar pela Polícia ou pelo preenchimento de declaração amigável“, explica o comunicado.

Segundo a PSP, muitas das vezes os carros dos burlões apresentam realmente danos e, para que a história seja ainda mais credível, os autores das burlas provocam danos nos veículos dos lesados. Ou seja os gajos raspam o carro deles no teu num estacionamento e depois vêm atrás de ti a acusar-te de ser culpado pelos riscos.

A PSP já registou, só este ano, 30 burlas com este modus operandi. Na sequência de uma investigação, foram detidos dois suspeitos e identificados outros nove. É possível que muitos casos nem tenham chegado a ser reportados às autoridades.

A PSP deixa alguns conselhos à população.

Sempre que seja interveniente em acidente de viação, de que não se tenha apercebido, não entre em acordo com um indivíduo que pede dinheiro. Deve sempre chamar as autoridades ao local;

Tome sempre nota dos dados da viatura (matricula, marca, modelo e cor) em que o(s) suspeito(s) se faz(em) transportar (quando em situações de burla, os suspeitos abandonam o local quando é referido que se vai chamar a Polícia); Denuncie sempre que seja vítima de burla ou de tentativa de burla. O conhecimento das situações é essencial para uma eficaz investigação“.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.