Estivemos prestes a levar com um ASTEROIDE GIGANTE


O mais assustador disto tudo é que os astrónomos, que passam a vida a olhar para o céu, garantem ter sido apanhados completamente de surpresa.

Andam a ver merdas lá a quilhões de anos luz daqui, mas uma rocha gigantesca, capaz de destruir uma cidade inteira, passou a um quinto da distância a que está a nossa lua!!!…. e eles não a detetaram.

Ou será que sabiam perfeitamente que vinha a caminho mas decidiram não dizer nada para não lançar o pânico?

Só para teres noção, parece que o calhau era do tamanho da grande pirâmide de Gizé, à volta de 120-260 metros de diâmetro. E vinha contra nós a uma velocidade de 59 mil km/h.

O 2019 OK, nome do asteróide que nos apanhou de surpresa, passou a apenas 73 000 km de distância. Isto é MESMO MUITO perto à escala do sistema solar.

Se nos acertasse estávamos obviamente lixados. Felizmente, tranquiliza a NASA, é muito raro que asteróides destas dimensões atinjam o nosso planeta. “Apenas uma vez a cada poucos milhões de anos existe um objecto grande o suficiente para ameaçar a civilização terrestre”.

A NASA tem alguns projetos que visam desviar asteróides que venham em rota de colisão com a Terra… mas felizmente ainda não teve de colocar nenhum em prática.

Acho que vais perceber melhor como isto foi tenso ao ver esta animação:

O pior é que o Universo está cheio destes calhaus gigantes e é bem provável que venhamos a ter chatices em breve.

Em princípio já não será no nosso tempo de vida, mas segundo os cálculos da NASA em 2135 um asteróide do tamanho do Empire State Building vai estar em rota direta de colisão com o nosso Planeta.

Sabe mais sobre este que passou bem perto e o outro que está para vir no excelente artigo do The Washington Post.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.