Turista português denuncia MAUS TRATOS a Animais em Marrocos

À primeira vista podemos questionar-nos sobre o efeito que um post como este poderá ter. Afinal, não estamos em Marrocos nem temos leitores marroquinos.

No entanto, as imagens e a história partilhadas pelo Luís – um turista português de visita a Marraquexe  – fizeram-nos pensar. Grande parte destes maus tratos acontece exclusivamente por causa do turismo, e um dos maiores destinos turísticos dos portugueses é exactamente Marrocos. Vale então a pena alertar para que não compactuem com este tipo de situação.

Tinham tudo para ser umas férias de sonho. É com está frase que quero começar a contar a experiência negativa que tive em Marraquexe.

Num modo geral tudo foi bom o hotel, a cidade, o bom tempo… se não fosse uma noite de calor em que decidi aventurar-me nas ruas de Marraquexe. Indo então em direção a famosa praça jemaa el-fna.  Ia muito ansioso pois tinha visto na internet que havia diversos animais na praça e como gosto de animais pensei que seria uma noite maravilhosa.

Quando cheguei na praça deparei-me então com uma situação que me ia mudar para sempre como pessoa: a agressão dum indivíduo neste caso portador dum macaco para fins turísticos. O brutal soco desferido no macaco e a reação que o macaco teve de berrar e tomar uma postura de meter os braços a frente da cara e aninhar-se como se fosse uma criança deixou-me traumatizado, na altura pensei fazer algo mas quem estava comigo chamou-me a razão sobre o problema que podia arranjar naquele momento.

Foi então que, na noite desse dia fiquei sem dormir, a sentir-me impotente perante aquela situação e a pensar o que podia fazer para tentar mudar algo. Visualizei vídeos no YouTube que mostram o que os animais sofrem por causa do turismo, as brutais agressões que existe no adestramento.

Então decidi dedicar um dia a esta causa e ver os abusos sobre os animais que a cidade de Marraquexe por culpa dos turistas que a visitam prática..

Os macacos encontram-se horas e horas nessa praça fechados naquelas caixas verdes, acorrentados para o Senhor Turista ter o prazer de pagar 2 euros e ter uma foto sem pensar no que o macaco sofre com toda esta situação.. Igualmente acontece com as serpentes.

Mas os piores casos por mim vistos foi mesmo com os camelos, burros e os cavalos isso bem é perturbador..Para terem noção, os mesmos cavalos estão na praça desde as 8 da manhã e por volta da meia noite ainda se encontram por lá parados sem comer, e com temperaturas que durante o dia rondaram em torno de 40° e 41°. Passam o dia todo ao sol horas e horas a trabalhar.

 

Os camelos são grupos de 10 a 15 camelos amarrados uns aos outros a fazerem viagens de cerca de 1 hora e meia sem descanso, com grupo de turistas a chegar constantemente.

Nesta situação volta a haver agressão para com o camelo. Pontapés nas patas, murros no pescoço para o camelo perceber a ordem de deitar para o turista montar ou descer do camelo.

Vi diversos casos de camelos, cavalos e burros mal tratados a precisar de tratamento com sangue nas patas e os turistas nem querem saber e andam nestes animais à mesma.

Bem, com isto peço só que parem de pagar qualquer tipo de atividade que envolva animais seja em Marraquexe ou em qualquer parte do mundo.

 

 


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.