Pelo menos 100 mortos e 400 feridos em ataque a hotéis e igrejas esta Páscoa no SRI LANKA

Esta Páscoa começou com um autêntico banho de sangue. Pelo menos 138 pessoas morreram e 400 ficaram feridas em ataques bombistas a três igrejas e três hotéis de luxo no Sri Lanka.

O alerta foi dado pelas 8h45 locais (4h15 em Lisboa) e só dava conta de duas explosões: uma na Igreja de Santo António, na capital do Sri Lanka, Colombo, e outra na igreja de São Sebastião, na cidade de Negombo, nos arredores da capital, segundo o The Guardian.

Samindi Samrakoon, directora do Hospital Nacional de Colombo, indicou à Reuters que recebeu pelo menos 20 mortos e 280 feridos, muitos deles fiéis que celebravam a missa do domingo de Páscoa na altura dos ataques.

Já circulam nas redes sociais imagens que não vamos reproduzir mas mostram um elevado grau de destruição. Há muitas vítimas mortais e centenas de feridos.

Pouco depois de terem sido reportados os primeiros ataques a igrejas, as autoridades do Sri Lanka foram avisadas para ataques também a 3 hotéis de luxo onde se encontravam muitos estrangeiros que visitavam este mágico país: Shangri-La Colombo, Kingsbury Hotel e Cinnamon Grand Colombo.

Também outra igreja em Batticaloa, a este do país, tinha sido atacada. Mais de 25 pessoas morreram, escreve a Reuters, e 300 pessoas ficaram feridas na sequência dos ataques em Batticaloa, completa a agência AFP.

Até agora, o ataque ainda não foi reivindicado.

O Público lembra que o Sri Lanka é um país de tradição budista onde apenas 6% da população se diz católica.

A religião é vista como um elemento de unificação entre os cingaleses e os tâmiles (minoria étnica).

“Por favor, mantenham a calma e fiquem dentro de casa. Há muitas vítimas, incluindo estrangeiros”, escreveu o ministro para as Reformas Económicas e Distribuição Pública, Harsha de Silva, no Twitter


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.