JULIEN ASSANGE detido em Londres. Embaixada do Equador meteu-o na rua!

Parece que o país que há 7 anos dava proteção ao fundador do Wikileaks se fartou dele. Foi o próprio Presidente do Equador a dizer que já ninguém suportava a arrogância e falta de educação da pessoa que protegiam. Mas essa não é a história completa.

Parece que Assange terá desrespeitado por várias vezes as regras que lhe foram impostas e usou mesmo o Wikileaks para ameaçar o Equador do que lhe aconteceria se o pusessem na rua. Mas puseram mesmo.

Parece que também não gostaram que o Wikileaks andasse a divulgar cenas menos abonatórias a respeito de trafulhices no Equador. A verdade é que este Presidente nunca foi com a cara de Assange e considerava-o um problema para o Equador. O exílio tinha sido garantido durante o mandato do Presidente anterior.

Julien Assange recusou-se a sair por isso os responsáveis da embaixada deixaram a polícia britânica entrar nas instalações para o removerem de lá. Foi literalmente arrastado para a rua.


“[Assange] foi detido e está sob custódia numa esquadra da polícia no centro de Londres, onde permanecerá antes de ser levado à Corte de Magistrados de Westminster o mais rápido possível”, pode ler-se num comunicado da Polícia Metropolitana Britânica.

Por sua vez, o WikiLeaks revelou que o seu fundador não deixou a embaixada, tendo sido antes o embaixador do Equador a convidar os oficiais britânicos a entrar no edifício, onde e Assange “foi imediatamente detido”. O Wikileaks considera que “o Equador terminou ilegalmente o asilo político de Assange violando a lei internacional”.

O ministro do Interior do Reino Unido, Sajid Javid, assegurou que o jornalista de origem australiana irá enfrentar a justiça no território do Reino Unido.

“Quase sete anos depois de entrar na embaixada equatoriana, posso confirmar que Julian Assange se encontra agora sob a custódia da polícia e a enfrentar a justiça no Reino Unido. Quero agradecer ao Equador pela cooperação e à polícia metropolitana pelo seu profissionalismo. Ninguém está acima da lei”, escreveu na sua conta de Twitter.

Tal como recorda a britânica BBC, já circulavam há meses rumores de que Assange estaria perto de abandonar a embaixada do Equador em Londres. O jornalista teve quase sete anos asilado nestas instalações diplomáticas.

Na passada terça-feira, o Presidente do Equador disse que Julian Assange violou “muitas vezes” o acordo de coabitação para garantir a sua estada no edifício diplomático.

O WikiLeaks reagiu, dizendo que as acusações feitas por Moreno surgiram depois de o portal ter tornado público um relatório sobre alegadas implicações do líder latino-americano num esquema de corrupção apelidado INA Papers.

Nesta terça-feira, o WikiLeaks denunciou que o seu fundador estava a ser espionado pelo governo de Moreno na sala diplomática, apresentando como prova partes de vídeos e fotografias de câmaras de vigilância das reuniões privadas do ativista.

Assange estava desde agosto de 2012 na embaixada do Equador em Londres, depois de aquele país sul-americano lhe ter concedido asilo político na sequência das acusações de que é alvo nos Estados Unidos devido à publicação de documentos diplomáticos norte-americanos através do Wikileaks.

Fonte :ZAP

 


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.