Estava enganado sobre Billie Eilish

Só me cruzei com o seu trabalho a partir do videoclip de “when the party’s over” e “bury a friend”. No entanto, subestimei grosseiramente o fenómeno que é – e vai ser – Billie Eilish.

Reconheci de imediato o talento e cheguei mesmo a fazer um post sobre o assunto no Ainanas, porque não fiquei indiferente ao “fator X” da cantora de apenas 17 anos, com olhos de um azul gelado e cabelo a condizer.

No entanto, não achei que valesse a pena conhecê-la. Julguei ser apenas “algo que os miúdos agora ouviam” e segui em frente. Acredito agora que a misteriosa e cativante Billie chegou para ficar e será um dos grandes nomes da pop mundial nos próximos anos.

Só quando tive oportunidade de a ver em entrevista percebi o monstro com que estamos a lidar: ela faz parte daquela raça de artista que exerce um controlo extremo sobre cada pormenor da sua atividade: ela passa mesmo pelas cenas que vês nos videoclips, não são efeitos especiais. A única coisa que não fez foi a parte de lhe espetarem agulhas nas costas.. porque a produção não deixou, ela queria.

É da mente dela – e de um pequeno diário que guarda preciosamente – que sai toda a música, todas as letras, todos os videoclips. Também o guarda-roupa, arranjos musicais, estratégia de comunicação e publicações nas redes sociais. Ela poderia ter muito menos trabalho com uma equipa a tratar-lhe de tudo, mas é obcecada com o que faz. Diz que preferia morrer a deixar de ser assim. 

Pensei também que ela pudesse ser uma menina de um êxito ou dois, mas já vi que também aí me enganei. Ela está a lançar música após música e todas vão rapidamente para os milhões de visualizações, milhares de milhões. Ela é muito nova e a julgar pelo balanço que está a ganhar vamos ouvir falar muito dela no futuro. No New York Times pensam o mesmo.

Esta é a sua mais recente publicação: “bad guy“, menos sombria mas não menos criativa do que as anteriores.

Billie Eilish marca presença pela primeira vez em Portugal no dia 04 de Setembro, na Altice Arena. A cantora e compositora apresenta o álbum de estreia “When We All Fall Asleep, Where Do We Go?” com lançamento a 29 de Março de 2019.

 


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.