Ataque terrorista à DISNEYLAND PARIS está a ser encoberto?

Ontem circularam notícias de um suposto “falso alarme” num ataque terrorista à Disney em Paris. No entanto, um português que estava no local garante que estão a tentar encobrir o que realmente se passou para não prejudicar o turismo.

Rui Madruga, que estava no local com a família, fez um post no Facebook em que revela o que se passou e descreve como “ridícula” a versão que está a ser passada nos meios de comunicação social.

Sim, seriam 3 dias perfeitos, não foram mas felizmente estamos todos bem fisicamente e em segurança. Estou apenas a fazer este comentário para repor a verdade uma vez que a comunicação da Disney e meios de comunicação estão a dar uma informação ridícula. O que se passou ontem foi gravíssimo e tememos todos, nos e mais uns milhares de pessoas pela nossa vida.

Ontem pelas 21h quando estávamos de saída da Disney já perto do último portão ouvimos tiros, 3 ou 4, de seguida vimos centenas de pessoas a correr na nossa direção em fuga, começamos também a correr e fugimos para uma rua lateral com um grupo de cerca de 100 pessoas, quando estávamos no final dessa rua deram-se mais 2 disparos da direção para onde corríamos, voltamos todos para trás e entramos numa loja, ficamos lá barricadas alguns minutos, passado uns 15min a polícia mandou-nos sair e dirigir para a saída e quando estávamos quase a chegar mais disparos e nova fuga, essa por entre caves, armazéns, terraços até que entramos numa sala de espetáculos onde acabaríamos por permanecer até a polícia nos deixar sair.

Durante esse tempo aterraram 2 helicópteros com militares, carrinhas e carrinhas de polícias….enfim, momentos de pânico com a família separada, muitas crianças perdidas dos pais, muitas pessoas em choque, desmaiadas, feridas de quedas…..não me digam que foi um elevador ou umas escadas rolantes para isso chamavam a Wurtz e não o exército, haveria uma explosão e não tiros em zonas diferentes e momentos diferentes.

Houve um ataque há Disney ontem e felizmente nós estamos bem…Enfim, entendo que estejam a proteger o turismo e o negócio da Disney ou não dar visibilidade ao terrorismo que me parece lindamente, mas neste momento França não é claramente um local seguro e as pessoas deviam saber disso antes de se deslocar aqui com os seus filhos e famílias. – Rui Madruga, Facebook

Estranhamente hora após ter feito essa publicação, o perfil de Rui Madruga foi desativado. Isto não deixa de levantar algumas suspeitas. Será que se arrependeu do depoimento? Será que foi alvo de alguma pressão para retirar o que disse? Será que foi o próprio Facebook a desactivar-lhe a conta? Não sabemos.

Entretanto chegaram-nos mais confirmações de que a história podia ser diferente do que estava a circular, como por exemplo esta:

No entanto, tanto em França como por cá as notícias dizem algo bem diferente e a verdade é que ainda não nos chegou nenhum video que prove o contrário:

Barulhos causados por um problema num elevador ou numas escadas rolantes e confundidos com tiros conduziram a momentos de pânico este sábado, 23 de março, na Disneyland Paris. As autoridades acabaram por descartar a ameaça como falso alarme. “Falso alarme, as forças de segurança confirmaram que não há ameaça”, informou o Ministério do Interior francês através da sua conta no Twitter, dissipando os rumores que se multiplicaram rapidamente nas redes sociais. Uma fonte policial que pediu para não ser identificada disse à AFP que “houve um tumulto devido a um barulho, possivelmente causado por uma escada rolante, ou talvez um elevador”.

O parque temático da Disney em Paris é o destino turístico privado mais visitado da Europa: desde a sua inauguração em 1992, já recebeu mais de 320 milhões de visitantes.

Será esta uma nova estratégia de comunicação, evitando que se dê demasiado destaque a ataques terroristas para mitigar o seu impacto? Ou será que tudo não passou mesmo de um falso alarme?

Pessoalmente tenho algumas dúvidas que tenha existido realmente um ataque porque falta algo que infelizmente há sempre quando os ditos ataques se dão: mortos.

Se tivessem morrido pessoas isso seria algo muito difícil de abafar e ocultar. Visto que aparentemente não morreram.. ou a resposta foi muito bem feita e conseguiram limpar tudo num ápice ( o que seria inédito ), ou não houve ataque e foi mesmo outra a origem dos barulhos que assustaram o povo.

 


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.