Sara deixa “Uma carta para o homem que tentou violar-me”

Sara foi vítima de tentativa de violação num bar em Paris. Ao fim de um ano, escreve uma carta aberta ao homem que a agrediu sexualmente, pedindo mudanças na sociedade.

Três semanas depois de Sara Roebuck se ter mudado para Paris, para seis meses num intercâmbio, foi atacada por um homem num bar que a agrediu sexualmente. Quase um ano depois do episódio, Sara decidiu escrever uma carta aberta ao agressor.

“Caro individuo, Escrevo-te numa tarde fria de dezembro, quase um ano depois de me teres tentado violar, porque só agora me sinto forte o suficiente para pegar no papel e na caneta”, começa por dizer Sara, contando o que aconteceu naquela noite e como o mundo precisa de mudar.

“Eu quero que as coisas mudem (…) insisto que as coisas mudem”, escreveu, saindo em defesa de todas as mulheres que estão em silêncio e que “foram apalpadas, assediadas, atacadas, violadas, filmadas, fotografadas, perseguidas, tocadas contra o seu consentimento (…), ainda por cima dentro de uma sociedade que permite, nalguns casos, com outras mulher a culpá-las e com homens à volta que se dizem progressistas e modernos”.

Sara diz ser uma dessas mulheres e garante que o que lhe aconteceu acontece todos os dias a outras mulheres. “Quero que abram os olhos”, frisa, dirigindo-se às mulheres que foram tocadas e abusadas sexualmente sem consentimento.

“Vocês não estão sozinhas, nunca estão sozinhas. Este não é o vosso fim. Não. Isto não vos define. A minha vida não foi destruída e a vossa também não”, remata.

A carta foi escrita após Sara se ter encontrado novamente com o agressor, embora num contexto bem diferente.

Desta vez ele estava algemado, e não a agarrá-la. Os seus olhos estavam fixos no chão, e não a centímetros da cara dela. Estavam na mesma sala de novo, mas desta vez por vontade de Sara, que conseguiu justiça e meteu o homem atrás das grades uns bons aninhos.

SALVADOR MARTINHA lança apelo contra a violência doméstica

Entretanto a carta está a ser difundida por todo o Mundo, para surpresa até da própria Sara, que ficou ainda mais motivada para usar a sua história para inspirar outras mulheres a não se calarem quando são vítimas de agressões.


Podes ler a carta original e completa no Medium.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.