Todo o Carbono na Terra Pode ter Vindo de Outro Planeta

O carbono, componente essencial de toda a vida na Terra, pode ter origem extraterrestre, graças a uma colisão do nosso planeta com um planeta embrionário semelhante a Mercúrio.

Esta investigação vem mostrar que algo aparentemente tão catastrófico como uma colisão de planetas pode também ter sido o elemento chave para o aparecimento da vida. Muito interessante, dá que pensar.

Os investigadores da Universidade Rice (UR), nos EUA, concluíram que todo o carbono da Terra foi trazido por um pequeno planeta, Theia, que terá embatido na Terra há milhões de anos. A colisão com o nosso planeta terá originado a fusão do seu núcleo de ferro-silício ao núcleo da Terra, trazendo o carbono para a superfície terrestre.


Untitled-5

Rajdeep Dasgupta, o investigador líder da pesquisa publicada na Nature Geoscience, defende que todo o carbono e todo o enxofre da Terra são de origem extraterrestre e que outros elementos voláteis do manto terrestre podem também ter sido trazidos por Theia.

Se o carbono nativo terrestre não tivesse sido libertado para o espaço quando o planeta estava a elevadas temperaturas, teria acabado no interior do núcleo de metal da Terra, já que a mistura entre o ferro líquido e o carbono teria sido realizada facilmente” – Rajdeep Dasgupta

As experiências realizadas “revelaram como a partição do carbono entre as porções metálica e de silicato dos planetas terrestres varia como uma função de variáveis como a temperatura, a pressão e o conteúdo de enxofre ou silício”, explica Yuan Li, outro dos investigadores envolvidos que agora trabalha no Instituto de Geo-química Guangzhou da Academia de Ciências da China.


1632f4509c38c71775ffb8de273a6f0c

Depois de ter sido feito o mapeamento das concentrações de carbono, tomando em conta diferentes níveis de enxofre e de silício e comparando-as com os elementos voláteis do manto de silicato da Terra, os cientistas chegaram à teoria alienígena.

Um cenário que explica a proporção de carbono-para-enxofre e a abundância de carbono é que um planeta embrionário como Mercúrio, que já tinha formado um núcleo rico em silício, colidiu e foi absorvido pela Terra. Por ser um corpo maciço, a dinâmica poderia funcionar de uma forma em que o núcleo desse planeta iria directamente para o núcleo do nosso planeta e o manto rico em carbono misturar-se-ia com o manto da Terra.” – Rajdeep Dasgupta

Se tiveres acesso à Nature Geoscience poderás consultar o artigo aqui.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.