A MORTE DO REI: Como um pinhal de 700 anos desapareceu em 24h

Até dói o coração ver estas imagens. O Pinhal de Leiria, também conhecido como Pinhal do Rei, já não existe.

Foi mandado plantar por D. Afonso III e o seu sucessor D. Dinis no século XIII, com o intuito de travar o avanço e degradação das dunas, bem como proteger a cidade de Leiria e o seu Castelo e os terrenos agrícolas da sua degradação devido às areias transportadas pelo vento, que se tornara uma grande preocupação para os habitantes da região.

Há 700 anos aparentemente havia mais conhecimento e respeito pela Natureza. A nossa arrogância não era tanta ao ponto de pensarmos ser maiores do que ela. Agora vamos pagar o preço.

 “Os efeitos do desaparecimento do pinhal só se vão sentir daqui a uns anos. O pinhal funcionava como parede para os ventos e as areias vindas da costa. A meteorologia vai mudar, a agricultura vai mudar, muita coisa vai mudar.” – Elísio Pereira, comandante dos Bombeiros de Porto de Mós

Será que agora vão plantar eucaliptos no lugar do pinhal? Ou vão mesmo fazer campos de golfe e empreendimentos de luxo para alguns encherem os bolsos? Já nada nos surpreende.

Até dói ver isto… mas aqui vai!

Enviaram-nos também estas imagens que mostram no terreno um pouco desta desgraça. “Excerto de um horror , Quando era verde, ninguém quis saber, agora tudo lamenta”:


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.