Escandalosa Fuga de Informação deu Barraca no Exame Nacional de Português do 12º Ano

Hoje em dia com as tecnologias que há, guardar segredos não é difícil, é IMPOSSÍVEL.

Ou guardas para ti, ou a cena vai-se espalhar. Depois de se dizer a uma pessoa, esquece… o segredo já ardeu. É certinho que essa pessoa vai contar a mais duas ou três no regime de “vou contar-te mas não contes a ninguém” e assim se torna viral.

Foi exactamente o que aconteceu. Parece que uma explicadora de português, que calha ser também do Sindicato de Professores, sabia o que ia sair no exame nacional de português e deu a dica a uma das suas clientes. A miuda chibou-se a uma amiga, a amiga espalhou a info no Whataspp.

A gravação, que se pode ouvir no vídeo acima, diz respeito à prova de Português 639 da 1ª fase, do 12º ano, realizada no passado dia 19.

Conta a aluna que a explicadora de uma amiga sua, presidente do sindicado dos professores, lhe terá revelado que “só precisava de estudar” Alberto Caeiro e poesia do século XX. Também sabia quais seriam os temas das composição de ambas as versões do exame.

Malta, falei com uma amiga minha cuja explicadora é presidente do sindicato de professores, uma comuna, e diz que ela precisa mesmo, mesmo, mesmo e só de estudar Alberto Caeiro e contos e poesia do século XX. Ela sabe todos os anos o que sai e este ano inclusive. E pediu para ela treinar também uma composição sobre a importância da memória a importância dos vizinhos no combate à solidão. Se isto não sair eu não tenho nada a ver com isso.”

E não é que a miuda acertou em tudo? Ou é vidente.. ou tinha realmente informação privilegiada. A informação partilhada dias antes do exame nacional e que viria a comprovar-se que estava correta, tendo assim beneficiado muitos alunos.

O IAVE remeteu, entretanto, estas informações para a IGEC (Inspeção Geral de Educação e Ciência) e para o Ministério Público “que apuram responsabilidades e determinam as sanções a aplicar” em processos de denúncia, “quando tal se justifique”.

Não sei se será necessário chamar o inspetor Max para resolver este mistério… mas era bom que houvesse maior controlo sobre as actividades destes explicadores que por acaso também têm acesso aos exames.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.