“Se eu morrer a fazer isto, a minha mulher e filhos vão compreender”

David Eubank, ex membro das forças especiais norte americanas, está agora em Mosul a prestar ajuda humanitária. Este video mostra o seu esforço heroico para salvar uma criança do DAESH, arriscando a própria vida.

O cenário era dantesco, Eubank relata o que viu no local.

Havia uma mulher, com a cara completamente desfeita. Estava morta. Um bebé cravado de balas estava ao lado. Ao lado deles, mais dois idosos. Todos mortos. E depois apercebi-me de que por entre os trapos no local estavam várias crianças. Todas mortas. Todas elas baleadas pelo daesh.”

Foi então que à distância, Eubank reparou que por entre os cadáveres havia algo a mexer-se. Uma criança tinha escapado com vida ao Daesh e ainda estava ali. Seria uma questão de segundos ou minutos até morrer também visto que atiradores do Daesh estavam a disparar sem pausas.

Num gesto heroico pediu que lhe dessem cobertura e foi, ele próprio buscar a rapariga de aproximadamente 5 anos, esgueirando-se por entre as balas que voavam. Consegue agarrar a rapariga e trazê-la de volta para segurança debaixo de um braço.

Infelizmente um outro homem que pode ser visto junto ao muro com vida já não pôde ser salvo. Quando se preparavam para o ir buscar foi atingido por uma bala do daesh.

A respeito do salvamento, Eubank viria a dizer mais tarde que apenas pensou: “Se eu morrer a fazer isto, a minha mulher e filhos vão compreender”. Um verdadeiro heroi. A cena foi apanhada em video.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.