Sabe o que podes fazer para AJUDAR OS BOMBEIROS

Não há palavras para descrever ou comentar o que se passou nas ultimas horas em Portugal. Por isso mesmo e por muito respeito por quem está a sofrer, optámos por não o fazer.

Há coisas que são más demais para serem tratadas levianamente nas notícias ou nas redes sociais e já nos mete nojo algum do tratamento que está a ser feito da situação em alguns canais.

No entanto, há um aspeto em que queremos colaborar, porque cada um de nós pode neste momento fazer a diferença e ajudar estes corajosos homens e mulheres que estão em vários pontos do país a arriscar a pele para controlar esta força tão mortal. O presidente da Liga de Bombeiros disse em comunicado como os podes ajudar.

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses pediu hoje água, fruta e barras energéticas para as corporações de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, e Alvares, concelho de Góis, distrito de Coimbra.

São várias a corporações a precisar de ajuda de emergência neste momento: B.V.Gois, B.V Coimbra, B.S Coimbra, B.V Penacova, B.V Pampilhosa da Serra, B.V Lousã, entre outras pedem se possível a entrega de enlatados, Leite, Águas, Cobertores, Pomadas para queimaduras. Ajudar não custa hoje por eles amanhã por nós

O presidente da Liga declarou que “há um desgaste muito grande, um consumo muito grande de alimentação” por parte dos bombeiros e agradeceu a “generosidade dos portugueses que são sempre muito solidários com os bombeiros”.

Às pessoas que se desloquem aos quartéis de bombeiros para entregar os bens, Jaime Marta Soares solicita cuidado na circulação rodoviária, pedindo que perguntem às autoridades para evitar situações complicadas.

Os bombeiros estão cansados, mas há uma rotatividade. Temos refrescado o pessoal e quem está no combate está a 100%”

Nas redes sociais, vários apelos têm sido feitos para a entrega de bens alimentares não apenas naquelas corporações, como noutras, especialmente da região centro do país.

Outros pedidos incluem a doação de roupa e produtos de higiene para os desalojados.

O fogo, que deflagrou à 13:43 de sábado em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, alastrou depois aos concelhos vizinhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria.

O último balanço dá conta de 61 mortos, 54 feridos e dezenas de deslocados, estando por calcular o número de casas e viaturas destruídas.

A Polícia Judiciária (PJ), pela voz do seu diretor nacional, Almeida Rodrigues, afastou já a possível origem criminosa do incêndio.

“A PJ, em perfeita articulação com a GNR, conseguiu determinar a origem do incêndio e tudo aponta muito claramente para que sejam causas naturais. Inclusivamente, encontrámos a árvore que foi atingida por um raio”, disse Almeida Rodrigues.

O Governo decretou três dias de luto nacional.

Fonte: Lusa


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.