Provavelmente já ouviste falar do Gluten. Mas já o viste?

O glúten resulta da mistura de proteínas que se encontram naturalmente no endosperma da semente de cereais da família das gramíneas (Poaceae), subfamília Pooideae, principalmente das espécies da tribo Triticeae, como o trigo, cevada, triticale e centeio.

Esses cereais são compostos por cerca de 40-70% de amido, 1-5% de lipídios, e 7-15% de proteínas (gliadina, glutenina, albumina e globulina). Devido à sua estrutura bioquímica, esse tipo de glúten é, muitas vezes, denominado “glúten triticeae“, e popularmente conhecido como “glúten de trigo”.

Muitos tentam hoje em dia escapar-lhe e é frequente vermos produtos que se gabam de “não conter gluten”. Há também pessoas que não conseguem mesmo processar o gluten e não lhe podem MESMO tocar, nomeadamente  as pessoas portadoras de hipersensibilidade imunomediada (doença celíaca) ou reações alérgicas ao glúten.

O que muitos não sabem é que o gluten não é propriamente invisível. Basta fazer uma simples experiência com água e farinha para conseguires ver exactamente o que é o tal gluten. Este video acabou por se revelar bastante interessante!


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.