Como foram as gigantescas pirâmides (REALMENTE) construídas?

Apesar de já terem sido construídas há mais de 4500 anos, as pirâmides do Egipto continuam a ser um enorme mistério para nós!

Como é possível que em apenas 20 anos tenham conseguido construir uma estrutura que mesmo com a tecnologia de hoje seria desafiante?

Não é brincadeira: as pedras maiores vieram de uma mina a 800km de distância e pesam até 80 toneladas. Mesmo as pedras “mais leves”, que foram içadas até ao topo pesavam entre 2 e 10 toneladas.

E não foram meia dúzia de calhaus: foram 2,3 milhões de blocos! Ao todo movimentaram 5,5 milhões de toneladas de calcário e 8000 toneladas de granito. Há 4500 anos atrás! Dasse, é impressionante.

Mas como foi possível levar esses pedragulhos para o topo? As teorias dividem-se em 3 grandes categorias: pura força bruta, ajuda dos aliens ou… muito engenho!

Esta teoria muito interessante vai pela via do engenho:

Não há dúvida de que a teoria é interessante mas levanta algumas questões de praticabilidade, nomeadamente a nível da pressão que os tubos teriam de aguentar, da quantidade de ar que seria necessária para fazer flutuar aqueles blocos gigantescos, ou mesmo da deslocação de água que teria de existir quando a massa dos blocos ocupava o seu lugar.


Sobre o Autor

ELEgante

O homem urbano e cosmopolita, moderno e com bom gosto. Sabe o que quer, vive como gosta.