As 5 Cidades MAIS ASSOMBRADAS da Europa

Algumas cidades têm charme, grande história e atracções. Outras têm um monte de casas assombradas, cemitérios, lendas de fantasmas, vampiros, horríveis assassinatos e mais um monte de merdas completamente assustadoras.

Se fores suficientemente aventureiro, agarra numa mochila, enche-a de alho, sal, prata e agua benzida, prepara o teu crucifixo e vai numa aventura.

Lamentavelmente já estive em todas elas e até agora não vi um único fantasma.

Mas uma cena que estas cidades costumam ter e recomendo que faças são umas “walking tours” aos sítios mais assombrados, muitas vezes de noite. Mesmo que não vejas propriamente fantasmas é muito giro ouvir as histórias e normalmente a malta depois vai beber uns copos, o que é excelente. Em Dublin há uma tour excelente deste tipo!


5 – PRAGA (REPÚBLICA CHECA)

Geralmente quando te falam de Praga tu pensas uma das mais belas cidades da Europa. Além de bela arquitetura e uma grande cultura histórica, tu não sabes é que Praga também tem a sua própria coleção de lendas e fantasmas. Um dos mais famosos fantasmas de Praga é o ‘Mad Barber’ uma alma perdida, condenada a andar pelas ruas durante a noite, a lenda dele começa quando após perder a sua esposa o mesmo enlouqueceu de dor, e assim começou a atacar todos os que se cruzavam com ele, armado com uma navalha. Depois acabou por ser capturado por soldados e espancado ate a morte, no entanto, a lenda continua, o gajo continua a assombrar turista e locais, à noite, com a mesma navalha de sempre. Pode não parecer muito assustador, até estares sozinho numa das muitas ruelas de praga e aparecer um filho da sacana de um fantasma armado com uma navalha.

Uma outra lenda de praga é a lenda do ‘Begging Skeleton’ ou seja, o Esqueleto Pedinte. Segundo a lenda, ele era um pedinte, muito pobre, muito bonito e muito alto que implorava por dinheiro a a bêbedos que por ali passavam (Soubesse ele que no Piolho fazia uma fortuna, ainda estava vivo e de boa saúde). Um dia, um professor perguntou-lhe se o mesmo estaria disposto a vender-lhe o seu próprio esqueleto, o jovem, extremamente pobre, concordou e acabou por morrer umas semanas depois, no que se pensa ter sido uma rixa com os bêbedos. Depois de morto começaram a haver relatos de um fantasma que vagueava pelas ruas de Praga a pedir dinheiro, afirmando que tinha de comprar o seu esqueleto de volta, para que se pudesse libertar. Já ouvi desculpas melhores!


4 – DUBLIN (IRLANDA)

Quando falamos na Irlanda a primeira coisa em que pensamos é nuns castiços e simpáticos duendes verdes, com potes cheios de ouro à nossa espera, mas a realidade é bem diferente.

Dublin é uma cidade muito antiga e cheia de mistérios e lugares bem assustadores, não só a Connolly Station, que supostamente é assombrada por um poltergeist, é um local assombrado. O famoso Hellfire Club em Dublin é também vitima de lendas locais. Originalmente concebido como pavilhão de caça para a elite da sociedade, rapidamente rumores de magias negras e sacrifícios de animais se espalharam, dando um novo significado ao famoso Club. Há imensos relatos de que foi encontrado um esqueleto de um anão junto à entrada do tão infame Club. Na nossa mais modesta opinião está na altura de alguém cheio de coragem agarrar nas suas cuecas mais grossas e prestar uma visitinha ao famoso Hellfire Club, quem sabe não acaba com um novo grupo de amigos e uma ficha de inscrição para uma das mais ocultas ceitas da Europa.


3 – ROMA (ITÁLIA)

Roma tem imensas histórias de fantasmas, o que não é de admirar, visto que toda a cidade assenta em catacumbas, que como a palavra dá a entender, não terão acontecido coisas muito bonitas por lá, e assim, não seria de estranhar que alguma alminha por lá ficasse para borrar umas cuecas.

Uma das lendas mais famosas é a de Beatrice Cenci, que tinha 22 anos de idade quando foi presa em Castel Sant’Angelo por matar o seu marido abusivo. Beatrice Cenci foi mais tarde executada. Diz-se que o seu fantasma anda pela ponte de Sant’Angelo todos anos no dia 11 de Setembro, com a cabeça do seu marido abusivo debaixo do braço. A equipa da TOP COISAS aconselha toda gente, vivamente, a pegar nas malas e apoiar a Beatrice Cenci, ou que resta dela, na sua luta mais do que centenária contra a violência domestica no dia 11 de Setembro com uma visita a ponte de Sant’Angelo.


2 – PARIS (FRANÇA)

Paris é igualmente famosa pelas suas catacumbas, mas a cidade tem muitos lugares bem assustadores. Em ‘Le Musee des Vampires’ podes visitar o único caçador de vampiros real do mundo, assim como os seus achados, e podes sempre levar a tua namorada contigo, dizes que é tudo relacionado com Twilight. Ainda em Paris podes aventurar-te na ‘Rue Chanoinesse’ para visitar o fantasma do homem que foi a inspiração para ‘Sweeney Todd’.

Este famoso fantasma, foi em tempos um barbeiro local que matou as suas vítimas, ferveu os seus corpos, e finalmente, serviu a sua carne em hambúrgueres aos locais. Se lá fores, não faças a barba, e nem penses em deixar a tua princesa fazer o buço. Há quem diga que pelas ruas se consegue ouvir o famoso barbeiro a assobiar.

Paris tem imensas histórias, não podíamos deixar de falar da infame Torre Eiffel. Sim, é verdade, a famosa torre de Paris ao que parece também é um local assombrado pelo fantasma de uma jovem que tinha planeado acabar com o seu namorado na mesma noite em que ele pretendia propor-se à mesma. Segundo a história, ambos subiram até ao topo da torre, e o rapaz propôs-se. Depois da resposta, negativa claro, da rapariga o jovem rapaz ameaçou empurrá-la da torre, mas ela não acreditou nele e riu-se. Foi nesse momento que o rapaz cumpriu o prometido e empurrou de facto a rapariga para a sua morte. Alegadamente o seu riso pode ser ouvido, e a sua figura fantasmagórica pode ser vista de vez em quando… Se estavas a planear pedir a tua princesa em casamento na famosa torre de Paris, está na altura de pensares duas vezes.


1 – LONDRES (INGLATERRA)

Era impossível fazer uma lista deste género sem falar de uma das cidades mais assombradas não só da Europa mas do mundo. Londres está repleta de histórias assustadoras e de relatos fantasmagóricos. Por exemplo, em 1907, um homem estava a caminhar ao longo da ‘London Wall’ quando uma mão se estendeu para fora da parece e bloqueou a sua passagem. Chocado, ele virou-se por alguns segundos, e quando se atreveu a olhar de novo, viu um homem de roupas escuras que caminhou diretamente contra a parede e desapareceu. Podes fazer as malas e caminhar contra a ‘London Wall’, nós não prometemos resultados, mas pode ser que sejas transportado até Hogwarts.

Outro fantasma londrino é o Vampiro de Highgate. O cemitério de Highgate foi abandonado nos anos 60 e deixado à deterioração. NO seu tempo, era o lugar mais fashion para se ser enterrado, sendo que as famílias vitorianas competiam entre si para ver quem tinha as lápides e criptas mais elaboradas. Vários relatos de encontros fantasmagóricos no cemitério de Highgate existem e muitos deles são referentes ao Vampiro de Highgate. Diversas pessoas que caminharam ao longo do cemitério dizem ter visto uma figura alta e escura, com olhos vermelhos, dentro do cemitério abandonado. Durante os anos 70 foram realizadas várias caças ao vampiro, sem resultados. Ainda hoje existem relatos da figura fantasmagórica dentro do cemitério. Cá entre nós, se visse um vampiro num cemitério abandonado, eu não ia atrás dele, bem, nem um feijão me cabia no cu, fugia por ali fora… mas pronto, cada um é como cada qual.


Sobre o Autor

Top Coisas

Gostas de ser o chico esperto do teu grupo de amigos? Queres saber qual é o local mais assombrado de Portugal, para além da patareca da Lili Caneças? Queres saber tudo, sobre, todas as coisas, em listas, organizadas, informativas, reais e interessantes enquanto soltas umas gargalhadas? TOPCOISAS DÁ-TE TUDO!